sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego rejeita intervenção do FMI em novo resgate

EM ATUALIZAÇÃO

O Governo grego assumiu este domingo que terá de aceitar grande parte das medidas apresentadas pelo Eurogrupo para conseguir um terceiro resgate financeiro, mas recusa questões chave como a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, e o ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos.

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, e o ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos.

Virginia Mayo / AP

"Há várias questões importantes em cima da mesa. Acreditamos que, afinal, trata-se de tentar chegar a compromissos, com vontade política", disseram à agência noticiosa EFE fontes do Executivo grego não identificadas. 

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu, perante os seus homólogos, durante a cimeira, que flexibilizem a posição apresentada no encontro de ministros da Economia e Finanças da zona euro. 

"Resposta rápida ao problema da banca"

As mesmas fontes indicam que Tsipras salientou aos outros membros do Eurogrupo a urgência de tomar hoje uma decisão firme que sirva de base ao Banco Central Europeu (BCE) para aumentar segunda-feira as linhas de liquidez de emergência de que se alimentam os bancos gregos.

Os bancos gregos, disse o primeiro-ministro, encontram-se em situação real "muito precária".

Para o Governo da Grécia, os principais pontos de desacordo são a participação do FMI num futuro programa, que estima a necessidade de financiamento em entre 82.000 e 86.000 milhões de euros.

  • Eurogrupo admite saída temporária da Grécia do Euro
    2:23

    Crise na Grécia

    O Eurogrupo admite que a Grécia saia temporariamente do Euro, se não for encontrada em breve uma solução. Os ministros das Finanças elaboraram um documento, onde propõem que a Grécia aprove até quarta-feira uma série de medidas de austeridade, e só depois aceitam falar num terceiro resgate ao país.

  • Eurogrupo elaborou deveres para eventual terceiro resgate da Grécia
    3:13

    Crise na Grécia

    Ainda não há acordo quanto ao futuro da Grécia. A reunião deste domingo do Eurogrupo foi inconclusiva, mas elaborou a lista de deveres que têm de ser cumpridos por Atenas se quiser um terceiro resgate. Já o encontro entre chefes de Estado e de Governo foi interrompido para negociações bilaterias de Alexis Tsipras com Angela Merkel e François Hollande.

  • Restaurantes gregos enfrentam rutura de "stocks"
    2:36

    Crise na Grécia

    A proposta de aumento do IVA para 23% na restauração e o controlo de capitais estão a levantar grandes preocupações num dos setores vitais para a Grécia: o turismo . Alguns restaurantes confrontam -se já com a rutura de stocks. A esta realidade, juntam-se as dúvidas sobre o possível regresso ao dracma, como constataram os enviados da SIC a Atenas.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.