sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Nobel da Economia acusa Alemanha de "falta de solidariedade" com a Grécia

O Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, acusou este domingo a Alemanha de "falta de solidariedade" com a Grécia, e de prejudicar gravemente o projeto europeu. 

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. (Arquivo)

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. (Arquivo)

© STRINGER Mexico / Reuters

"A Alemanha mostrou uma falta de solidariedade. Não se pode gerir uma Zona Euro sem um mínimo de solidariedade. [Esta crise] mina completamente a visão comum e de solidariedade europeia. É um desastre", disse Joseph Stiglitz à margem de uma conferência sobre Financiamento e Desenvolvimento, que se inicia segunda-feira em Adis Abeba. 

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. 

"Se o Banco Central Europeu autoriza os bancos gregos a reabrir e um acordo é renegociado, as feridas podem ser saradas, mas se [a Alemanha] conseguiu usar tal para excluir a Grécia, acho que os danos serão muito, muito profundos", alertou o economista.

Joseph Stiglitz está na capital da Etiópia para apoiar a criação de um organismo fiscal internacional, sob a égide das Nações Unidas, para lutar contra a evasão fiscal das multinacionais em África.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC