sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Nobel da Economia acusa Alemanha de "falta de solidariedade" com a Grécia

O Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, acusou este domingo a Alemanha de "falta de solidariedade" com a Grécia, e de prejudicar gravemente o projeto europeu. 

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. (Arquivo)

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. (Arquivo)

© STRINGER Mexico / Reuters

"A Alemanha mostrou uma falta de solidariedade. Não se pode gerir uma Zona Euro sem um mínimo de solidariedade. [Esta crise] mina completamente a visão comum e de solidariedade europeia. É um desastre", disse Joseph Stiglitz à margem de uma conferência sobre Financiamento e Desenvolvimento, que se inicia segunda-feira em Adis Abeba. 

O ex-economista-chefe do Banco Mundial defendeu que "não seria razoável", que as negociações em curso em Bruxelas "exigissem ainda mais" à Grécia. 

"Se o Banco Central Europeu autoriza os bancos gregos a reabrir e um acordo é renegociado, as feridas podem ser saradas, mas se [a Alemanha] conseguiu usar tal para excluir a Grécia, acho que os danos serão muito, muito profundos", alertou o economista.

Joseph Stiglitz está na capital da Etiópia para apoiar a criação de um organismo fiscal internacional, sob a égide das Nações Unidas, para lutar contra a evasão fiscal das multinacionais em África.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.