sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Vice-presidente do Parlamento Europeu acusa Alemanha de querer derrubar Tsipras

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu Dimitris Papadimulis acusou este domingo a Alemanha de querer humilhar a Grécia ou de derrubar o Governo de Alexis Tsipras, nas negociações do terceiro resgate, em Bruxelas.

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

Reuters

"O que está aqui em causa é uma tentativa de humilharem a Grécia e os gregos ou tentar derrubar o Governo de Alexis Tsipras", afirmou Papadimulis em entrevista à televisão privada grega Mega. 

Em dia de reuniões em Bruxelas, dos ministros do Eurogrupo e dos chefes de Estado e do Governo dos países do euro, Dimitris Papadimulis foi dos poucos políticos gregos, além de Tsipras, a fazer comentários públicos sobre as negociações.

O mesmo argumento, o da humilhação dos gregos, já tinha sido usado por fontes governamentais citadas pela agência noticiosa ANA, logo pela manhã. 

Depois do fim da reunião do europgrupo, já na madrugada de hoje, fontes governamentais gregas disseram que havia Estados-membros que não queriam um acordo e que colocaram obstáculos "com base em questões de credibilidade, sem especificar exatamente quais". 

Os ministros das Finanças da zona euro estiveram sábado reunidos durante cerca de oito horas, numa reunião que foi interrompida ao início da madrugada e retomada hoje de manhã.

Terminado o Eurogrupo, a discussão em torno de um acordo para um terceiro resgate à Grécia continua ao nível dos chefes de Estado e de Governo dos 19 países da zona euro, também em Bruxelas.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.