sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Vice-presidente do Parlamento Europeu acusa Alemanha de querer derrubar Tsipras

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu Dimitris Papadimulis acusou este domingo a Alemanha de querer humilhar a Grécia ou de derrubar o Governo de Alexis Tsipras, nas negociações do terceiro resgate, em Bruxelas.

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

Reuters

"O que está aqui em causa é uma tentativa de humilharem a Grécia e os gregos ou tentar derrubar o Governo de Alexis Tsipras", afirmou Papadimulis em entrevista à televisão privada grega Mega. 

Em dia de reuniões em Bruxelas, dos ministros do Eurogrupo e dos chefes de Estado e do Governo dos países do euro, Dimitris Papadimulis foi dos poucos políticos gregos, além de Tsipras, a fazer comentários públicos sobre as negociações.

O mesmo argumento, o da humilhação dos gregos, já tinha sido usado por fontes governamentais citadas pela agência noticiosa ANA, logo pela manhã. 

Depois do fim da reunião do europgrupo, já na madrugada de hoje, fontes governamentais gregas disseram que havia Estados-membros que não queriam um acordo e que colocaram obstáculos "com base em questões de credibilidade, sem especificar exatamente quais". 

Os ministros das Finanças da zona euro estiveram sábado reunidos durante cerca de oito horas, numa reunião que foi interrompida ao início da madrugada e retomada hoje de manhã.

Terminado o Eurogrupo, a discussão em torno de um acordo para um terceiro resgate à Grécia continua ao nível dos chefes de Estado e de Governo dos 19 países da zona euro, também em Bruxelas.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.