sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Vice-presidente do Parlamento Europeu acusa Alemanha de querer derrubar Tsipras

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu Dimitris Papadimulis acusou este domingo a Alemanha de querer humilhar a Grécia ou de derrubar o Governo de Alexis Tsipras, nas negociações do terceiro resgate, em Bruxelas.

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

O eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, Dimitris Papadimulis. (Arquivo)

Reuters

"O que está aqui em causa é uma tentativa de humilharem a Grécia e os gregos ou tentar derrubar o Governo de Alexis Tsipras", afirmou Papadimulis em entrevista à televisão privada grega Mega. 

Em dia de reuniões em Bruxelas, dos ministros do Eurogrupo e dos chefes de Estado e do Governo dos países do euro, Dimitris Papadimulis foi dos poucos políticos gregos, além de Tsipras, a fazer comentários públicos sobre as negociações.

O mesmo argumento, o da humilhação dos gregos, já tinha sido usado por fontes governamentais citadas pela agência noticiosa ANA, logo pela manhã. 

Depois do fim da reunião do europgrupo, já na madrugada de hoje, fontes governamentais gregas disseram que havia Estados-membros que não queriam um acordo e que colocaram obstáculos "com base em questões de credibilidade, sem especificar exatamente quais". 

Os ministros das Finanças da zona euro estiveram sábado reunidos durante cerca de oito horas, numa reunião que foi interrompida ao início da madrugada e retomada hoje de manhã.

Terminado o Eurogrupo, a discussão em torno de um acordo para um terceiro resgate à Grécia continua ao nível dos chefes de Estado e de Governo dos 19 países da zona euro, também em Bruxelas.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.