sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis revela desejo de Schäuble de "disciplinar" Zona Euro

Yanis Varoufakis voltou a atacar a estratégia do ministro das Finanças alemão nas negociações sobre a Grécia, num artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, que o próprio ex-ministro grego das Finanças resumiu no seu blogue e no qual revelou a vontade de Schäuble em "disciplinar" os estados-membros da Zona Euro.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

© Alkis Konstantinidis / Reuters

No sumário publicado no blogue, referente ao artigo intitulado "O plano do Dr. Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam", Yanis Varoukafis afirma que "os cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de ser bem-sucedidos". 

"Condenado ao impasse, o objetivo era abrir caminho para o que o Dr. Schäuble definiu como 'ideal' muito antes de o nosso governo ser eleito: Que a saída da Grécia da zona euro deveria ser facilitada, de forma a disciplinar os estados-membros que resistem ao seu plano específico para restruturar a zona euro", escreve Varoufakis. 

"Isto não é teoria. Como é que eu sei que o 'Grexit' é parte importante do Dr. Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!", acrescenta Varoufakis no resumo da pré-publicação no jornal alemão.

O antigo governante diz ter escrito o artigo para o Die Ziet "não como um político grego que critica a imprensa alemã pela difamação das nossas propostas razoáveis, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano de renegociação da dívida, ou da decisão altamente política do Banco Central Europeu para asfixiar o nosso governo e encerrar os nossos bancos".

"Eu escrevi este artigo enquanto europeu que observa o desdobrar de um plano específico para a Europa -- o Plano do Dr. Schäuble", argumentou.

No final do sumário publicado no seu blogue, Varoufakis deixa duas "questões simples aos leitores informados do Die Ziet: Vocês aprovam este plano? Consideram que este é um bom plano para a Europa?". 

O antigo dirigente e académico grego já tinha defendido a teoria de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro -- ou 'Grexit' -- para "clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", num artigo publicado na semana passada no jornal britânico The Guardian.

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na passada segunda-feira, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico. 

Com Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16