sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis revela desejo de Schäuble de "disciplinar" Zona Euro

Yanis Varoufakis voltou a atacar a estratégia do ministro das Finanças alemão nas negociações sobre a Grécia, num artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, que o próprio ex-ministro grego das Finanças resumiu no seu blogue e no qual revelou a vontade de Schäuble em "disciplinar" os estados-membros da Zona Euro.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

© Alkis Konstantinidis / Reuters

No sumário publicado no blogue, referente ao artigo intitulado "O plano do Dr. Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam", Yanis Varoukafis afirma que "os cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de ser bem-sucedidos". 

"Condenado ao impasse, o objetivo era abrir caminho para o que o Dr. Schäuble definiu como 'ideal' muito antes de o nosso governo ser eleito: Que a saída da Grécia da zona euro deveria ser facilitada, de forma a disciplinar os estados-membros que resistem ao seu plano específico para restruturar a zona euro", escreve Varoufakis. 

"Isto não é teoria. Como é que eu sei que o 'Grexit' é parte importante do Dr. Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!", acrescenta Varoufakis no resumo da pré-publicação no jornal alemão.

O antigo governante diz ter escrito o artigo para o Die Ziet "não como um político grego que critica a imprensa alemã pela difamação das nossas propostas razoáveis, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano de renegociação da dívida, ou da decisão altamente política do Banco Central Europeu para asfixiar o nosso governo e encerrar os nossos bancos".

"Eu escrevi este artigo enquanto europeu que observa o desdobrar de um plano específico para a Europa -- o Plano do Dr. Schäuble", argumentou.

No final do sumário publicado no seu blogue, Varoufakis deixa duas "questões simples aos leitores informados do Die Ziet: Vocês aprovam este plano? Consideram que este é um bom plano para a Europa?". 

O antigo dirigente e académico grego já tinha defendido a teoria de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro -- ou 'Grexit' -- para "clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", num artigo publicado na semana passada no jornal britânico The Guardian.

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na passada segunda-feira, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico. 

Com Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.