sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis revela desejo de Schäuble de "disciplinar" Zona Euro

Yanis Varoufakis voltou a atacar a estratégia do ministro das Finanças alemão nas negociações sobre a Grécia, num artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, que o próprio ex-ministro grego das Finanças resumiu no seu blogue e no qual revelou a vontade de Schäuble em "disciplinar" os estados-membros da Zona Euro.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

© Alkis Konstantinidis / Reuters

No sumário publicado no blogue, referente ao artigo intitulado "O plano do Dr. Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam", Yanis Varoukafis afirma que "os cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de ser bem-sucedidos". 

"Condenado ao impasse, o objetivo era abrir caminho para o que o Dr. Schäuble definiu como 'ideal' muito antes de o nosso governo ser eleito: Que a saída da Grécia da zona euro deveria ser facilitada, de forma a disciplinar os estados-membros que resistem ao seu plano específico para restruturar a zona euro", escreve Varoufakis. 

"Isto não é teoria. Como é que eu sei que o 'Grexit' é parte importante do Dr. Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!", acrescenta Varoufakis no resumo da pré-publicação no jornal alemão.

O antigo governante diz ter escrito o artigo para o Die Ziet "não como um político grego que critica a imprensa alemã pela difamação das nossas propostas razoáveis, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano de renegociação da dívida, ou da decisão altamente política do Banco Central Europeu para asfixiar o nosso governo e encerrar os nossos bancos".

"Eu escrevi este artigo enquanto europeu que observa o desdobrar de um plano específico para a Europa -- o Plano do Dr. Schäuble", argumentou.

No final do sumário publicado no seu blogue, Varoufakis deixa duas "questões simples aos leitores informados do Die Ziet: Vocês aprovam este plano? Consideram que este é um bom plano para a Europa?". 

O antigo dirigente e académico grego já tinha defendido a teoria de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro -- ou 'Grexit' -- para "clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", num artigo publicado na semana passada no jornal britânico The Guardian.

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na passada segunda-feira, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico. 

Com Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.