sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis revela desejo de Schäuble de "disciplinar" Zona Euro

Yanis Varoufakis voltou a atacar a estratégia do ministro das Finanças alemão nas negociações sobre a Grécia, num artigo a publicar quinta-feira no Die Ziet, que o próprio ex-ministro grego das Finanças resumiu no seu blogue e no qual revelou a vontade de Schäuble em "disciplinar" os estados-membros da Zona Euro.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

No texto de opinião, Varoufakis deixa a pergunta aos leitores alemães se este seria um plano que aprovariam e se consideram que é bom para a Europa.

© Alkis Konstantinidis / Reuters

No sumário publicado no blogue, referente ao artigo intitulado "O plano do Dr. Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam", Yanis Varoukafis afirma que "os cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de ser bem-sucedidos". 

"Condenado ao impasse, o objetivo era abrir caminho para o que o Dr. Schäuble definiu como 'ideal' muito antes de o nosso governo ser eleito: Que a saída da Grécia da zona euro deveria ser facilitada, de forma a disciplinar os estados-membros que resistem ao seu plano específico para restruturar a zona euro", escreve Varoufakis. 

"Isto não é teoria. Como é que eu sei que o 'Grexit' é parte importante do Dr. Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!", acrescenta Varoufakis no resumo da pré-publicação no jornal alemão.

O antigo governante diz ter escrito o artigo para o Die Ziet "não como um político grego que critica a imprensa alemã pela difamação das nossas propostas razoáveis, da recusa de Berlim em considerar seriamente o nosso plano de renegociação da dívida, ou da decisão altamente política do Banco Central Europeu para asfixiar o nosso governo e encerrar os nossos bancos".

"Eu escrevi este artigo enquanto europeu que observa o desdobrar de um plano específico para a Europa -- o Plano do Dr. Schäuble", argumentou.

No final do sumário publicado no seu blogue, Varoufakis deixa duas "questões simples aos leitores informados do Die Ziet: Vocês aprovam este plano? Consideram que este é um bom plano para a Europa?". 

O antigo dirigente e académico grego já tinha defendido a teoria de que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, quer uma saída da Grécia da zona euro -- ou 'Grexit' -- para "clarificar as coisas, de uma maneira ou de outra", num artigo publicado na semana passada no jornal britânico The Guardian.

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na passada segunda-feira, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico. 

Com Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC