sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia assinou "termos de rendição", segundo Varoufakis

O ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis classificou de "termos de rendição" o acordo entre Atenas e os credores para um terceiro resgate, que tem como objetivo converter a Grécia num "vassalo" do Eurogrupo.

Num anúncio surpreendente, horas apenas após o anúncio dos resultados do referendo, Yanis Varoufakis disse que abandonava o cargo de ministro das Finanças para ajudar o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, a continuar as negociações com os credores internacionais.

Num anúncio surpreendente, horas apenas após o anúncio dos resultados do referendo, Yanis Varoufakis disse que abandonava o cargo de ministro das Finanças para ajudar o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, a continuar as negociações com os credores internacionais.

© Marko Djurica / Reuters

Num artigo publicado hoje no seu blog, Varoufakis sustenta que o comunicado da cimeira da zona euro de segunda-feira se lê "como um documento sobre os termos da rendiação da Grécia".

"Está pensado como uma declaração que confirma que a Grécia aceita converter-se num vassalo do Eurogrupo", afirma Varoufakis, que sublinha que nunca antes a União Europeia tomou uma decisão que "mina de forma tão fundamental o projeto da integração europeia".

"Os líderes da Europa, com a forma como trataram Alexis Tsipras [primeiro-ministro grego] e o nosso Governo, infligiram um golpe decisivo contra o projeto europeu", diz o economista.

O deputado de esquerda considera que o acordo de segunda-feira não tem nada a ver com a economia, "nem com nada que tenha que ver com uma agenda de reforma capaz de tirar a Grécia do lodo".

"É pura e simplesmente uma manifestação de uma política humilhante" e ainda por cima uma demonstração da "completa anulação da soberania nacional, sem pôr no seu lugar uma "política supranacional, paneuropeia".

"Os europeus, incluindo os que não lhes interessa a Grécia, devem ter cuidado", afirma.

Varoufakis acredita que a opinião pública dá demasiada importância nestes dias ao comportamento que possam ter os deputados na votação do pacote de medidas e considera que é mais importante questionar-se se a economia grega tem a mais mínima possibilidade de recuperar com esse tipo de medidas ou se a "rendição pela parte dos gregos" não aprofundará ainda mais a "interminável crise".

Com Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.