sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas pode disponibilizar 35 mil M€ à Grécia até 2020

A Comissão Europeia apresentou hoje oficialmente, em Bruxelas, a disponibilização até 2020 de mais de 35 mil milhões de euros do orçamento comunitário para a Grécia, que acredita que poderão ajudar à retoma da economia.

© Christian Hartmann / Reuters

"Se atingir o seu potencial e for bem usado (...), irá criar empregos e aumentar os níveis vida dos gregos, sendo uma base poderosa para a retoma da economia", disse o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, em conferência de imprensa.

Bruxelas, que já anteriormente tinha dado conta da intenção de disponibilizar estes fundos para a Grécia nos próximos seis anos, apresentou hoje mais detalhadamente de onde virá o dinheiro: cerca de 20 mil milhões de euros dos fundos estruturais e de investimento e 15 mil milhões de euros de políticas agrícolas.

No comunicado em que dá conta da existência deste dinheiro, que será alocado consoante os projetos de investimento na economia e em especial nas pequenas e médias empresas que as autoridades gregas apresentarem, a Comissão sublinha que a Grécia tem beneficiado de vários mecanismos para apoiar a sua economia e destaca a maior proporção de financiamento europeu de que beneficiam os seus projetos.

Refere ainda que há "um número significativo de projetos que estão atualmente em risco de não ser concluídos" e que o país corre mesmo o risco de perder dois mil milhões de euros caso não faça uso, até final do ano, dos fundos europeus ainda disponíveis referentes ao período 2007-2013.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse citado no comunicado que a Grécia já recebeu mais em "financiamento internacional do que a Europa pelo Plano Marshall após a II Guerra Mundial".

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46