sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas pode disponibilizar 35 mil M€ à Grécia até 2020

A Comissão Europeia apresentou hoje oficialmente, em Bruxelas, a disponibilização até 2020 de mais de 35 mil milhões de euros do orçamento comunitário para a Grécia, que acredita que poderão ajudar à retoma da economia.

© Christian Hartmann / Reuters

"Se atingir o seu potencial e for bem usado (...), irá criar empregos e aumentar os níveis vida dos gregos, sendo uma base poderosa para a retoma da economia", disse o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, em conferência de imprensa.

Bruxelas, que já anteriormente tinha dado conta da intenção de disponibilizar estes fundos para a Grécia nos próximos seis anos, apresentou hoje mais detalhadamente de onde virá o dinheiro: cerca de 20 mil milhões de euros dos fundos estruturais e de investimento e 15 mil milhões de euros de políticas agrícolas.

No comunicado em que dá conta da existência deste dinheiro, que será alocado consoante os projetos de investimento na economia e em especial nas pequenas e médias empresas que as autoridades gregas apresentarem, a Comissão sublinha que a Grécia tem beneficiado de vários mecanismos para apoiar a sua economia e destaca a maior proporção de financiamento europeu de que beneficiam os seus projetos.

Refere ainda que há "um número significativo de projetos que estão atualmente em risco de não ser concluídos" e que o país corre mesmo o risco de perder dois mil milhões de euros caso não faça uso, até final do ano, dos fundos europeus ainda disponíveis referentes ao período 2007-2013.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse citado no comunicado que a Grécia já recebeu mais em "financiamento internacional do que a Europa pelo Plano Marshall após a II Guerra Mundial".

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.