sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Exportação de medicamentos suspensa temporariamente na Grécia

A agência grega do medicamento anunciou hoje que suspendeu temporariamente a exportação de 73 tipos de medicamentos para evitar a escassez devido às restrições financeiras impostas à Grécia.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

"Para proteger a saúde pública, uma medida de emergência proíbe temporariamente a exportação de 73 tipos de medicamentos", indicou a agência EOF, em comunicado.

A agência adianta que esta decisão tem "um efeito imediato", sendo também interdita a acumulação destes medicamentos para armazenamento.

Em causa estão medicamentos para o tratamento de diabetes e asmas, bem como vacinas para a hepatite e varicela.

O receio de uma escassez de medicamentos resulta do controlo de capitais imposto pelo Governo grego a 29 de junho, uma iniciativa para pôr termo à fuga de capitais e ao colapso do sistema financeiro.

Lusa

  • Venda de pequenos cofres dispara na Grécia
    2:11

    Crise na Grécia

    Na Grécia, o encerramento dos bancos pode prolongar-se por mais um mês, uma situação que já fez disparar a venda de pequenos cofres. Mesmo antes do limite dos levantamentos, os gregos tentaram levar para casa as poupanças possíveis, e agora, com receio dos assaltos, esgotam-se os cofres, como constataram os enviados da SIC a Atenas.

  • Confrontos em Atenas após protesto pacífico contra acordo de austeridade
    3:02

    Crise na Grécia

    Na Grécia, há registos de confrontos em frente ao Parlamento. Na praça Syntagma, manifestantes atiraram cocktails molotov à polícia. Os agentes anti-motim responderam com gás lacrimogéneo e ordenaram a dispersão de outras centenas de pessoas, que protestavam pacificamente contra o acordo de austeridade, que está a ser debatido pelos parlamentares, como relata, em direto, a enviada da SIC a Atenas, Cândida Pinto.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.