sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Exportação de medicamentos suspensa temporariamente na Grécia

A agência grega do medicamento anunciou hoje que suspendeu temporariamente a exportação de 73 tipos de medicamentos para evitar a escassez devido às restrições financeiras impostas à Grécia.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

"Para proteger a saúde pública, uma medida de emergência proíbe temporariamente a exportação de 73 tipos de medicamentos", indicou a agência EOF, em comunicado.

A agência adianta que esta decisão tem "um efeito imediato", sendo também interdita a acumulação destes medicamentos para armazenamento.

Em causa estão medicamentos para o tratamento de diabetes e asmas, bem como vacinas para a hepatite e varicela.

O receio de uma escassez de medicamentos resulta do controlo de capitais imposto pelo Governo grego a 29 de junho, uma iniciativa para pôr termo à fuga de capitais e ao colapso do sistema financeiro.

Lusa

  • Venda de pequenos cofres dispara na Grécia
    2:11

    Crise na Grécia

    Na Grécia, o encerramento dos bancos pode prolongar-se por mais um mês, uma situação que já fez disparar a venda de pequenos cofres. Mesmo antes do limite dos levantamentos, os gregos tentaram levar para casa as poupanças possíveis, e agora, com receio dos assaltos, esgotam-se os cofres, como constataram os enviados da SIC a Atenas.

  • Confrontos em Atenas após protesto pacífico contra acordo de austeridade
    3:02

    Crise na Grécia

    Na Grécia, há registos de confrontos em frente ao Parlamento. Na praça Syntagma, manifestantes atiraram cocktails molotov à polícia. Os agentes anti-motim responderam com gás lacrimogéneo e ordenaram a dispersão de outras centenas de pessoas, que protestavam pacificamente contra o acordo de austeridade, que está a ser debatido pelos parlamentares, como relata, em direto, a enviada da SIC a Atenas, Cândida Pinto.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59