sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE aumenta linha de liquidez de emergência à banca da Grécia

O Banco Central Europeu decidiu hoje aumentar a linha de liquidez de emergência aos bancos gregos, anunciou o presidente da instituição, Mario Draghi. Vão ser dados 900 milhões de euros, valor a somar aos 89 mil milhões que já estavam disponíveis.

© Ralph Orlowski / Reuters

Mario Draghi anunciou há instantes que o conselho de governadores do BCE decidiu aumentar o plafond máximo da linha de liquidez de emergência que os bancos gregos podem pedir ao Banco da Grécia.

De acordo com o presidente do BCE, a situação grega melhorou: a aprovação do pacote de austeridade na Grécia e também as votações favoráveis ao terceiro resgate nos outros países do euro são um sinal de confiança.

Entretanto, as instituições da zona euro credoras de Atenas chegaram a acordo "de princípio" para iniciar as negociações do terceiro resgate.

  • Draghi resistiu a pressões para cortar financiamento aos bancos gregos
    0:48

    Crise na Grécia

    O presidente do Banco Central Europeu diz que a decisão de a Grécia ficar no euro é responsabilidade do governo grego e da Europa. O BCE limita-se a fazer o seu trabalho com base nesta decisão. Mario Draghi confessou hoje que houve muita pressão sobre a instituição para cortar a linha de emergência à Grécia há muito tempo. O BCE decidiu hoje aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos gregos.

  • Eurogrupo concorda com empréstimo intercalar à Grécia

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças dos 19 países da moeda única concordaram hoje com a ativação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira para ajudar a Grécia. Terminada a reunião do Eurogrupo, a SIC sabe que Bruxelas já encontrou a solução para que os restantes nove estados-membros da União Europeia não bloqueiem a decisão.

  • Atrás das Câmaras em Mirandela
    2:36

    Atrás das Câmaras

    A SIC está a percorrer o pais para ouvir as historias dos municípios e dos eleitores. Até às autárquicas, o programa opinião pública dá lugar ao Atrás das Câmaras, que hoje está em Mirandela, no distrito de Bragança, como conta a repórter Catarina Lázaro.

    Hoje na SIC e SIC Notícias

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03
  • "Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo"
    0:39

    Orçamento do Estado 2018

    O deputado e economista do PS Paulo Trigo Pereira defende que o desagravamento fiscal que o Governo quer pôr em marcha é "moderado". Em entrevista ao Público e à Renascença, o socialista diz que é preciso realismo e que é uma "alquimia" mexer ao mesmo tempo nas carreiras, pensões e rendimentos dos trabalhadores.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15