sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE aumenta linha de liquidez de emergência à banca da Grécia

O Banco Central Europeu decidiu hoje aumentar a linha de liquidez de emergência aos bancos gregos, anunciou o presidente da instituição, Mario Draghi. Vão ser dados 900 milhões de euros, valor a somar aos 89 mil milhões que já estavam disponíveis.

© Ralph Orlowski / Reuters

Mario Draghi anunciou há instantes que o conselho de governadores do BCE decidiu aumentar o plafond máximo da linha de liquidez de emergência que os bancos gregos podem pedir ao Banco da Grécia.

De acordo com o presidente do BCE, a situação grega melhorou: a aprovação do pacote de austeridade na Grécia e também as votações favoráveis ao terceiro resgate nos outros países do euro são um sinal de confiança.

Entretanto, as instituições da zona euro credoras de Atenas chegaram a acordo "de princípio" para iniciar as negociações do terceiro resgate.

  • Draghi resistiu a pressões para cortar financiamento aos bancos gregos
    0:48

    Crise na Grécia

    O presidente do Banco Central Europeu diz que a decisão de a Grécia ficar no euro é responsabilidade do governo grego e da Europa. O BCE limita-se a fazer o seu trabalho com base nesta decisão. Mario Draghi confessou hoje que houve muita pressão sobre a instituição para cortar a linha de emergência à Grécia há muito tempo. O BCE decidiu hoje aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos gregos.

  • Eurogrupo concorda com empréstimo intercalar à Grécia

    Crise na Grécia

    Os ministros das Finanças dos 19 países da moeda única concordaram hoje com a ativação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira para ajudar a Grécia. Terminada a reunião do Eurogrupo, a SIC sabe que Bruxelas já encontrou a solução para que os restantes nove estados-membros da União Europeia não bloqueiem a decisão.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".