sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo concorda com empréstimo intercalar à Grécia

Os ministros das Finanças dos 19 países da moeda única concordaram hoje com a ativação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira para ajudar a Grécia. Terminada a reunião do Eurogrupo, a SIC sabe que Bruxelas já encontrou a solução para que os restantes nove estados-membros da União Europeia não bloqueiem a decisão.

© Francois Lenoir / Reuters

É necessário que os 28 países da UE estejam de acordo com a utilização de fundos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira. A decisão terá que ser aprovada por maioria qualificada.

O empréstimo intercalar à Grécia terá um valor de sete mil milhões de euros, como propôs a Comissão Europeia.

O acordo deve ser anunciado, de forma oficial, já amanhã.

Finlândia aprova financiamento-ponte e terceiro resgate

Entretanto, o Parlamento da Finlândia aprovou hoje a disponibilização do empréstimo intercalar da União Europeia e a negociação de um novo plano de resgate, anunciou o ministro das Finanças. Alexander Stubb reafirmou que a Finlândia se opõe a um perdão da dívida pública da Grécia.

  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • A "saída limpa" da Grécia ao fim de oito anos de resgates
    0:54
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22
  • Melania quer famílias reunidas "o mais rápido possível"
    0:35

    Mundo

    A primeira dama dos Estados Unidos fez uma visita surpresa a um centro de detenção de crianças, na fronteira com o México. As imagens mostram a mulher de Donald Trump reunida com responsáveis, não se sabendo para já se Melania teve ou não contacto direto com algumas das crianças detidas.