sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo concorda com empréstimo intercalar à Grécia

Os ministros das Finanças dos 19 países da moeda única concordaram hoje com a ativação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira para ajudar a Grécia. Terminada a reunião do Eurogrupo, a SIC sabe que Bruxelas já encontrou a solução para que os restantes nove estados-membros da União Europeia não bloqueiem a decisão.

© Francois Lenoir / Reuters

É necessário que os 28 países da UE estejam de acordo com a utilização de fundos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira. A decisão terá que ser aprovada por maioria qualificada.

O empréstimo intercalar à Grécia terá um valor de sete mil milhões de euros, como propôs a Comissão Europeia.

O acordo deve ser anunciado, de forma oficial, já amanhã.

Finlândia aprova financiamento-ponte e terceiro resgate

Entretanto, o Parlamento da Finlândia aprovou hoje a disponibilização do empréstimo intercalar da União Europeia e a negociação de um novo plano de resgate, anunciou o ministro das Finanças. Alexander Stubb reafirmou que a Finlândia se opõe a um perdão da dívida pública da Grécia.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.