sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Alexis Tsipras critica deputados do Syriza que votaram contra acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, criticou hoje os 32 deputados do partido Syrisa que, no parlamento, votaram contra as medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais.

AP

"A escolha dos 32 deputados do grupo parlamentar (Syriza) contraria os princípios de amizade e de solidariedade num momento crítico" e o partido saiu "ferido", disse Alexis Tsipras, numa reunião do Governo.

O parlamento grego aprovou, na quarta-feira, o acordo alcançando na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros.

No entanto, muitos parlamentares do Syriza, o partido de esquerda que lidera o governo grego, recusaram-se a aprovar os termos do acordo.

Entre os membros do Syriza que votaram contra estiveram o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, a presidente do parlamento grego, Zoe Konstantopoulou, e o ministro da Energia e das Infraestruturas, Panagiotis Lafazanis

A proposta foi aprovada pelo parlamento, depois de receber o apoio dos partidos conservadores, socialistas e pró-europeus na oposição.

Antes da votação, vários deputados do Syriza tinham afirmado que não eram a favor das medidas de austeridades, mas "apoiavam o governo".

"Esse apoio (...) não faz sentido, porque estou agora forçado a continuar com um Governo baseado num número de deputados minoritário", afirmou Alexis Tsipras.

Na reunião, o primeiro-ministro não anunciou quais as sanções que podem ser aplicadas aos deputados que votaram contra.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.