sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo dá mandato à troika para negociar novo resgate grego

O Eurogrupo deu hoje formalmente mandato às instituições para negociarem o terceiro programa de resgate à Grécia, numa reunião por teleconferência entre os ministros das Finanças da zona euro que decorreu esta tarde.

© Christian Hartmann / Reuters

Em comunicado, o Eurogrupo deu conta de que, na sequência da aprovação pelo Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) do lançamento de negociações formais, as autoridades "foram incumbidas da tarefa de negociar rapidamente o memorando de entendimento".

Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional irão assim definir as condições que a Grécia deve cumprir para aceder a um novo programa de três anos, que deverá ascender a mais de 80 mil milhões de euros, com a maior parte do dinheiro a ser financiado pelo MEE, o fundo de resgate permanente da zona euro.

Em virtude de este processo poder demorar cerca de quatro semanas, hoje mesmo os 28 Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre um "financiamento-ponte", um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros, à luz do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, para Atenas conseguir fazer face aos seus compromissos mais urgentes, designadamente pagamentos que deve efetuar na próxima semana ao BCE e ao FMI, evitando assim uma situação de incumprimento.

Com Lusa

  • "Oposição angolana deve atualizar-se"
    0:53

    Mundo

    Alexandra Simeão, antiga vice-ministra da Educação em Angola, mostra-se surpreendida com a rapidez das mudanças introduzidas por João Lourenço no país. A analista política disse ainda à SIC que estas mudanças são uma oportunidade para a oposição angolana se profissionalizar e atualizar.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27