sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo dá mandato à troika para negociar novo resgate grego

O Eurogrupo deu hoje formalmente mandato às instituições para negociarem o terceiro programa de resgate à Grécia, numa reunião por teleconferência entre os ministros das Finanças da zona euro que decorreu esta tarde.

© Christian Hartmann / Reuters

Em comunicado, o Eurogrupo deu conta de que, na sequência da aprovação pelo Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) do lançamento de negociações formais, as autoridades "foram incumbidas da tarefa de negociar rapidamente o memorando de entendimento".

Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional irão assim definir as condições que a Grécia deve cumprir para aceder a um novo programa de três anos, que deverá ascender a mais de 80 mil milhões de euros, com a maior parte do dinheiro a ser financiado pelo MEE, o fundo de resgate permanente da zona euro.

Em virtude de este processo poder demorar cerca de quatro semanas, hoje mesmo os 28 Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre um "financiamento-ponte", um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros, à luz do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, para Atenas conseguir fazer face aos seus compromissos mais urgentes, designadamente pagamentos que deve efetuar na próxima semana ao BCE e ao FMI, evitando assim uma situação de incumprimento.

Com Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.