sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo dá mandato à troika para negociar novo resgate grego

O Eurogrupo deu hoje formalmente mandato às instituições para negociarem o terceiro programa de resgate à Grécia, numa reunião por teleconferência entre os ministros das Finanças da zona euro que decorreu esta tarde.

© Christian Hartmann / Reuters

Em comunicado, o Eurogrupo deu conta de que, na sequência da aprovação pelo Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) do lançamento de negociações formais, as autoridades "foram incumbidas da tarefa de negociar rapidamente o memorando de entendimento".

Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional irão assim definir as condições que a Grécia deve cumprir para aceder a um novo programa de três anos, que deverá ascender a mais de 80 mil milhões de euros, com a maior parte do dinheiro a ser financiado pelo MEE, o fundo de resgate permanente da zona euro.

Em virtude de este processo poder demorar cerca de quatro semanas, hoje mesmo os 28 Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre um "financiamento-ponte", um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros, à luz do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, para Atenas conseguir fazer face aos seus compromissos mais urgentes, designadamente pagamentos que deve efetuar na próxima semana ao BCE e ao FMI, evitando assim uma situação de incumprimento.

Com Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.