sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

UE aprova financiamento de emergência à Grécia

A União Europeia aprovou o financiamento de emergência de 7 mil milhões de euros à Grécia. O anúncio foi feito pela Comissão, que garante que o dinheiro chegará a Atenas na segunda-feira, a tempo de prevenir um incumprimento.

© Christian Hartmann / Reuters

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, confirmou um "acordo sobre o financiamento-ponte para a Grécia, baseado no empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira), no qual participam os 28 Estados-membros da União Europeia.

"Este acordo aprovado pelos 28 evita um incumprimento imediato da Grécia e significa que 7,16 mil milhões de euros chegarão à Grécia a tempo, na segunda-feira", acrescentou Dombrovskis.

Desta forma, as autoridades gregas poderão honrar os pagamentos que têm que efetuar na próxima semana, ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entretanto, também esta sexta feira, os parlamentos alemão e austríaco aprovaram o terceiro resgate à Grécia.

EM ATUALIZAÇÃO

  • Linha de crédito para bancos gregos com mais 900 milhões por uma semana
    2:34

    Crise na Grécia

    O Banco Central Europeu vai aumentar a ajuda aos bancos e a Europa prepara-se para libertar sete mil milhões de euros para a Grécia. No país já se fala de eleições antecipadas, ainda este verão. O Syriza está totalmente dividido e a contestação voltou às ruas. A linha de crédito para os bancos gregos terá mais 900 milhões de euros por uma semana.

  • A Grécia e o euro em destaque na Quadratura do Círculo
    2:38

    Economia

    António Lobo Xavier admite que a Grécia e o povo grego foram humilhados pelos credores e que a união monetária não tem um bom futuro. A Grécia e o euro estiveram em análise na Quadratura do Círculo, onde Jorge Coelho fez duras críticas à falta de solidariedade demonstrada pelos líderes europeus com Atenas. José Pacheco Pereira chega mesma a afirmar que a forma como foi tratada a situação da Grécia traz consequências graves para uma União Europeia que já não se rege pelos princípios pelos quais foi fundada.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC