sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

UE aprova financiamento de emergência à Grécia

A União Europeia aprovou o financiamento de emergência de 7 mil milhões de euros à Grécia. O anúncio foi feito pela Comissão, que garante que o dinheiro chegará a Atenas na segunda-feira, a tempo de prevenir um incumprimento.

© Christian Hartmann / Reuters

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, confirmou um "acordo sobre o financiamento-ponte para a Grécia, baseado no empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira), no qual participam os 28 Estados-membros da União Europeia.

"Este acordo aprovado pelos 28 evita um incumprimento imediato da Grécia e significa que 7,16 mil milhões de euros chegarão à Grécia a tempo, na segunda-feira", acrescentou Dombrovskis.

Desta forma, as autoridades gregas poderão honrar os pagamentos que têm que efetuar na próxima semana, ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entretanto, também esta sexta feira, os parlamentos alemão e austríaco aprovaram o terceiro resgate à Grécia.

EM ATUALIZAÇÃO

  • Linha de crédito para bancos gregos com mais 900 milhões por uma semana
    2:34

    Crise na Grécia

    O Banco Central Europeu vai aumentar a ajuda aos bancos e a Europa prepara-se para libertar sete mil milhões de euros para a Grécia. No país já se fala de eleições antecipadas, ainda este verão. O Syriza está totalmente dividido e a contestação voltou às ruas. A linha de crédito para os bancos gregos terá mais 900 milhões de euros por uma semana.

  • A Grécia e o euro em destaque na Quadratura do Círculo
    2:38

    Economia

    António Lobo Xavier admite que a Grécia e o povo grego foram humilhados pelos credores e que a união monetária não tem um bom futuro. A Grécia e o euro estiveram em análise na Quadratura do Círculo, onde Jorge Coelho fez duras críticas à falta de solidariedade demonstrada pelos líderes europeus com Atenas. José Pacheco Pereira chega mesma a afirmar que a forma como foi tratada a situação da Grécia traz consequências graves para uma União Europeia que já não se rege pelos princípios pelos quais foi fundada.

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01