sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Afinal a ideia foi do primeiro-ministro holandês, segundo Donald Tusk

Contrariando as declarações do primeiro-ministro português, o presidente do Conselho Europeu afirma que a ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e a Grécia partiu do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, via SMS.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

© Francois Lenoir / Reuters

Em entrevista a vários jornais europeus, entre eles o Financial Times e Le Monde, Donald Tusk detalhou as horas e os momentos críticos que antecederam o acordo prévio sobre a Grécia.

Na segunda-feira, em conferência de imprensa, Passos Coelho afirmou ter sido dele a ideia de usar o fundo de privatizações para recapitalizar a banca grega.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras. Durante a longa entrevista de Tusk não há qualquer referência a Passos Coelho. Há apenas registo de um tweet do editor de temas europeus do jornal Guardian, dando conta que "uma mensagem do primeiro-ministro holandês com aritmética portuguesa".

As declarações de Passos foram amplamente parodiadas redes sociais, através da hashtag #poracasofoiideiaminha.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.