sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Afinal a ideia foi do primeiro-ministro holandês, segundo Donald Tusk

Contrariando as declarações do primeiro-ministro português, o presidente do Conselho Europeu afirma que a ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e a Grécia partiu do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, via SMS.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

© Francois Lenoir / Reuters

Em entrevista a vários jornais europeus, entre eles o Financial Times e Le Monde, Donald Tusk detalhou as horas e os momentos críticos que antecederam o acordo prévio sobre a Grécia.

Na segunda-feira, em conferência de imprensa, Passos Coelho afirmou ter sido dele a ideia de usar o fundo de privatizações para recapitalizar a banca grega.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras. Durante a longa entrevista de Tusk não há qualquer referência a Passos Coelho. Há apenas registo de um tweet do editor de temas europeus do jornal Guardian, dando conta que "uma mensagem do primeiro-ministro holandês com aritmética portuguesa".

As declarações de Passos foram amplamente parodiadas redes sociais, através da hashtag #poracasofoiideiaminha.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC