sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Afinal a ideia foi do primeiro-ministro holandês, segundo Donald Tusk

Contrariando as declarações do primeiro-ministro português, o presidente do Conselho Europeu afirma que a ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e a Grécia partiu do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, via SMS.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras.

© Francois Lenoir / Reuters

Em entrevista a vários jornais europeus, entre eles o Financial Times e Le Monde, Donald Tusk detalhou as horas e os momentos críticos que antecederam o acordo prévio sobre a Grécia.

Na segunda-feira, em conferência de imprensa, Passos Coelho afirmou ter sido dele a ideia de usar o fundo de privatizações para recapitalizar a banca grega.

Donald Tusk veio agora atribuir ao primeiro-ministro holandês a autoria da ideia que desbloqueou o acordo entre os credores e o governo de Alexis Tsipras. Durante a longa entrevista de Tusk não há qualquer referência a Passos Coelho. Há apenas registo de um tweet do editor de temas europeus do jornal Guardian, dando conta que "uma mensagem do primeiro-ministro holandês com aritmética portuguesa".

As declarações de Passos foram amplamente parodiadas redes sociais, através da hashtag #poracasofoiideiaminha.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.