sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos abrem na 2ª feira, levantamentos de dinheiro mais flexíveis

O governo grego já publicou o decreto que determina como vão funcionar os levantamentos bancários a partir da próxima semana. Os bancos, fechados desde 29 de junho, vão reabrir na segunda-feira, mas continuam as medidas de controlo de capitais. Os levantamentos em dinheiro e as compras com cartões de crédito serão flexibilizados.

© Cathal McNaughton / Reuters

Por dia, os levantamentos em dinheiro podem exceder os 60 euros, desde que não ultrapassem os 420 euros por semana.

Os cartões de crédito, por sua vez, só poderão ser utilizados dentro da Grécia.

A decisão surge na sequência de o Banco Central Europeu ter anunciado o reforço dos fundos de emergência para a banca, depois de Atenas ter chegado a acordo com os credores para um novo resgate financeiro.

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13