sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos abrem na 2ª feira, levantamentos de dinheiro mais flexíveis

O governo grego já publicou o decreto que determina como vão funcionar os levantamentos bancários a partir da próxima semana. Os bancos, fechados desde 29 de junho, vão reabrir na segunda-feira, mas continuam as medidas de controlo de capitais. Os levantamentos em dinheiro e as compras com cartões de crédito serão flexibilizados.

© Cathal McNaughton / Reuters

Por dia, os levantamentos em dinheiro podem exceder os 60 euros, desde que não ultrapassem os 420 euros por semana.

Os cartões de crédito, por sua vez, só poderão ser utilizados dentro da Grécia.

A decisão surge na sequência de o Banco Central Europeu ter anunciado o reforço dos fundos de emergência para a banca, depois de Atenas ter chegado a acordo com os credores para um novo resgate financeiro.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.