sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos abrem na 2ª feira, levantamentos de dinheiro mais flexíveis

O governo grego já publicou o decreto que determina como vão funcionar os levantamentos bancários a partir da próxima semana. Os bancos, fechados desde 29 de junho, vão reabrir na segunda-feira, mas continuam as medidas de controlo de capitais. Os levantamentos em dinheiro e as compras com cartões de crédito serão flexibilizados.

© Cathal McNaughton / Reuters

Por dia, os levantamentos em dinheiro podem exceder os 60 euros, desde que não ultrapassem os 420 euros por semana.

Os cartões de crédito, por sua vez, só poderão ser utilizados dentro da Grécia.

A decisão surge na sequência de o Banco Central Europeu ter anunciado o reforço dos fundos de emergência para a banca, depois de Atenas ter chegado a acordo com os credores para um novo resgate financeiro.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.