sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

"Este programa vai fracassar", diz Varoufakis

O ex-ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis afirmou hoje que as reformas económicas impostas ao seu país pelos credores "vão fracassar", antes do início das conversações sobre o novo resgate à Grécia.

© Christian Hartmann / Reuters

Em declarações à BBC, Varoufakis considerou que a Grécia está sujeita a um programa económico que irá passar à história como o maior "desastre" macroeconómico.

As declarações do ex-ministro surgem um dia depois de o parlamento alemão ter aprovado o início das negociações sobre o novo resgate à Grécia, que pode ascender a 86 mil milhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

"Este programa vai fracassar, independentemente de quem o implementar", insistiu Varoufakis, segundo o qual o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, não tinha outra opção senão assinar o acordo.

E assinalou: "Deram-nos a opção entre ser executados e capitular. Ele [Tsipras] decidiu que a capitulação era a última estratégia".

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na segunda-feira, 6 de julho, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico.

Entretanto, o parlamento grego aprovou, na madrugada de quinta-feira, o acordo alcançado na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país.

Com Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.