sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

"Este programa vai fracassar", diz Varoufakis

O ex-ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis afirmou hoje que as reformas económicas impostas ao seu país pelos credores "vão fracassar", antes do início das conversações sobre o novo resgate à Grécia.

© Christian Hartmann / Reuters

Em declarações à BBC, Varoufakis considerou que a Grécia está sujeita a um programa económico que irá passar à história como o maior "desastre" macroeconómico.

As declarações do ex-ministro surgem um dia depois de o parlamento alemão ter aprovado o início das negociações sobre o novo resgate à Grécia, que pode ascender a 86 mil milhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

"Este programa vai fracassar, independentemente de quem o implementar", insistiu Varoufakis, segundo o qual o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, não tinha outra opção senão assinar o acordo.

E assinalou: "Deram-nos a opção entre ser executados e capitular. Ele [Tsipras] decidiu que a capitulação era a última estratégia".

Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão do governo grego na segunda-feira, 6 de julho, horas depois da vitória do 'Não' no referendo grego à proposta de acordo apresentada na semana anterior pelo Eurogrupo ao executivo helénico.

Entretanto, o parlamento grego aprovou, na madrugada de quinta-feira, o acordo alcançado na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país.

Com Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.