sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Declarações do presidente francês são "absurdas e perigosas", diz Catarina Martins

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, classificou hoje de "absurdas" e "perigosas" as declarações do Presidente francês François Hollande, sobre uma "vanguarda" na zona euro.

Lusa

"Hoje mesmo tivemos a notícia de uma ideia absurda, mas tão perigosa. François Hollande, socialista, essa esperança dos socialistas, que nos diz que se calhar a zona euro não pode ser governada pelos 19 países da zona euro, terá de ser governada só por seis", afirmou Catarina Martins na sua intervenção na apresentação da lista do partido por Lisboa, que decorreu no Cinema S. Jorge, na capital.

A dirigente bloquista afirmou também, ironizando, que "talvez os outros 13 [países] acham bem que as decisões da sua vida sejam tomadas por seis países".

O Presidente francês, François Hollande, afirmou que a França vai estar na "vanguarda" de uma maior integração europeia com as ideias que lançou sobre um governo da zona euro, que, a seu ver, deve ter um orçamento específico e um parlamento.

Catarina Martins vincou, perante uma plateia de apoiantes do BE, que está a ser "institucionalizado no debate público que há países de primeira e países de segunda".

"A reposta", segundo a dirigente, é não aceitar "que Portugal seja um país de segunda ou tenha uma cidadania de segunda".

François Hollande insistiu que a Europa só pode avançar com a ideia de superar-se e que a União Europeia "não pode reduzir-se a regras, mecanismos ou disciplinas. Tem de convencer os povos de que, se foi capaz de preservar a paz, esta é a melhor invenção para proteger os valores e os princípios que fundamentam a nossa cultura comum, o nosso modo de vida, que é também o nosso modelo social".

Também o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, comentou as declarações do Presidente francês, considerando que a proposta do presidente francês provoca desconfiança e reservas aos países em processo de convergência, porque equivale a "construir diversos clubes dentro do clube".

Pedro Passos Coelho, porém, saudou a intenção de "levar mais longe as transformações institucionais" da zona euro, e acabou por qualificar as afirmações de François Hollande "como mais uma proposta interessante" nesse sentido.

Lusa

  • Hollande quer governo da Zona Euro com os seis países fundadores da UE
    2:16

    Economia

    O Presidente francês propõe que seja criado um governo dentro da Zona Euro, constituído apenas pelos seis países fundadores da União Europeia. François Hollande sugere que haja um orçamento e um parlamento comuns a estes seis países e defende que esta é uma medida fundamental para relançar a Europa. A ideia promete gerar polémica e o primeiro-ministro português já reagiu. Passos Coelho diz que a proposta de Hollande equivale a criar vários clubes dentro do clube da Europa e que esta é uma medida que iria provocar desconfiança e reservas aos restantes países.

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.