sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI diz que Atenas fez os pagamentos em atraso

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que a Grécia fez o pagamento de 2 mil milhões de euros que devia ter feito à instituição nas últimas semanas e deixou de estar em incumprimento.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Posso confirmar que a Grécia liquidou hoje o que devia ao FMI e deixou de ter pagamentos em atraso", indicou o porta-voz Gerry Rice em comunicado.

Atenas tinha dois reembolsos em atraso ao FMI, um de 1,5 mil milhões de euros, que venceu no final de junho, e um outro no valor de 500 milhões de euros.

O pagamento foi feito no mesmo dia em que a Grécia recebeu do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira um financiamento intercalar de 7,16 mil milhões de euros para fazer face aos seus problemas de liquidez.

Uma vez que deixou de ter pagamentos em atraso, Atenas volta a poder aceder a empréstimos do FMI.

"O FMI está pronto para continuar a ajudar a Grécia nos seus esforços para regressar à estabilidade financeira e ao crescimento", acrescentou Gerry Rice.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52