sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego descarta possibilidade de eleições antecipadas

O governo de Alexis Tsipras não pretende antecipar eleições, porque o seu principal objetivo é finalizar o acordo com a União Europeia (UE) sobre o novo empréstimo à Grécia, declarou hoje a porta-voz do Governo de Atenas à agência grega de notícias.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

"O objetivo é finalizar o acordo com a UE e restaurar a normalidade e estabilidade", declarou Olga Yerovasili, atual porta-voz do Governo de Alexis Tsipras, que prosseguiu afirmando que "as eleições não são úteis neste momento e o Governo não tem qualquer intenção de as organizar".

O governo da coligação de esquerda radical Syriza e Independentes gregos (Anel), que está no poder há seis meses, foi ao Parlamento votar uma primeira parte das medidas de austeridade, impostas pelos credores, entre as quais se encontra o aumento de IVA.

De entre os 149 deputados do Syriza, 32 votaram contra, incluindo três ministros. Os votos da oposição, da direita e dos socialistas permitiram, no entanto, que este primeiro pacote de reformas fosse avante.

A segunda parte do pacote de reformas será discutida na quarta-feira, no parlamento de Atenas.

A totalidade das medidas terá de ser aprovada pela maioria parlamentar, sob pena de não ser finalizado o acordo com os parceiros europeus, para um novo empréstimo de 82 mil milhões de euros, o terceiro, à Grécia, desde 2010.

Apesar das demissões de alguns deputados, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse que continua determinado em seguir "com um governo de minoria", na missão de chegar a acordo com a UE.

Lusa

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.