sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Credores aceitaram baixar juros da dívida grega

O comissário europeu para os Assuntos Económicos revela que na última reunião do Eurogrupo os credores europeus já aceitaram aliviar os juros e prolongar os prazos de pagamento da dívida grega.

© Francois Lenoir / Reuters

O comissário explica que a renegociação da dívida vai avançar depois das negociações sobre o terceiro resgate estarem terminadas.

Esta decisão vai no sentido do que o FMI tem pedido nos últimos dias. O próprio Banco Central Europeu já defendeu a ideia de que a dívida grega, tal como está, é impagável.

Ainda esta semana, a chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu também que está preparada para discutir este alívio mas continua a recusar qualquer perdão, alegando que não está previsto nos acordos europeus.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.