sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI espera negociações difíceis sobre novo resgate à Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu hoje que as negociações para um novo programa de assistência financeira à Grécia serão "difíceis" e considerou que primeiro é necessário um compromisso "concreto" dos europeus quanto ao alívio da dívida do país.

YANNIS KOLESIDIS

"O caminho parece difícil e estamos apenas no início do processo", declarou o porta-voz Gerry Rice, acrescentando que a participação do FMI "depende" do resultado das conversações sobre as reformas e a dívida.

Após cinco meses de impasse, Atenas e os credores europeus concluíram a 13 de julho um acordo que prevê um novo programa de assistência ao país, mas as modalidades deste resgate ainda têm de ser negociadas.

O FMI, que tem estado associado aos dois resgates da Grécia desde 2010, condicionou a participação futura a um alívio pelos europeus da dívida grega, que ronda 180% do produto interno bruto.

"Quanto ao alívio da dívida é preciso um compromisso preciso, concreto", dos europeus, afirmou Rice, numa altura em que alguns dirigentes da zona euro se mostram menos intransigentes quanto a esta ideia.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.