sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Comité central do Syriza aprova realização de congresso do partido em setembro

O comité central do Syriza, partido no poder na Grécia, votou hoje a favor da realização de um congresso extraordinário, em setembro, para definir uma posição comum em relação ao acordo com os credores.

YANNIS KOLESIDIS

Segundo fontes próximas do partido, a proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, que também dirige o partido de esquerda radical.

A proposta terá sido feita na abertura da reunião do comité central, hoje de manhã, durante a qual alguns membros se manifestaram contra o acordo assinado pelo Governo no passado dia 13 com os credores relativo a um novo empréstimo à Grécia em troca de medidas de austeridade.

A proposta de realização de um congresso em setembro foi debatida durante mais de 12 horas e mostrou a profunda divisão que existe no partido.

A realização do congresso em setembro, depois das negociações com os credores, foi aprovada por uma maioria clara de 200 membros do comité central.

Uma minoria apoiou a proposta da corrente mais radical, chamada Plataforma de Esquerda, que pediu a realização imediata de um congresso para decidir se o governo deve continuar as negociações com os credores ou suspendê-las.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.