sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Comité central do Syriza aprova realização de congresso do partido em setembro

O comité central do Syriza, partido no poder na Grécia, votou hoje a favor da realização de um congresso extraordinário, em setembro, para definir uma posição comum em relação ao acordo com os credores.

YANNIS KOLESIDIS

Segundo fontes próximas do partido, a proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, que também dirige o partido de esquerda radical.

A proposta terá sido feita na abertura da reunião do comité central, hoje de manhã, durante a qual alguns membros se manifestaram contra o acordo assinado pelo Governo no passado dia 13 com os credores relativo a um novo empréstimo à Grécia em troca de medidas de austeridade.

A proposta de realização de um congresso em setembro foi debatida durante mais de 12 horas e mostrou a profunda divisão que existe no partido.

A realização do congresso em setembro, depois das negociações com os credores, foi aprovada por uma maioria clara de 200 membros do comité central.

Uma minoria apoiou a proposta da corrente mais radical, chamada Plataforma de Esquerda, que pediu a realização imediata de um congresso para decidir se o governo deve continuar as negociações com os credores ou suspendê-las.

Lusa

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC