sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Depósitos atingiram mil milhões de euros em duas semanas na Grécia

O montante dos depósitos junto das instituições financeiras gregas terá aumentado em mil milhões de euros desde a reabertura dos bancos, a 20 de julho, segundo fonte do Banco da Grécia citada pela Bloomberg.

© Pawel Kopczynski / Reuters

De acordo com a mesma fonte, citada pela agência de informação financeira, os bancos gregos serão submetidos a testes de 'stress' pelo Banco Central Europeu (BCE), que irá avaliar igualmente a situação financeira e as necessidades das instituições financeiras gregas.

Depois do alívio nas limitações associadas ao controlo de capitais, os bancos gregos registaram agora um aumento do valor dos depósitos em torno dos mil milhões de euros desde a sua reabertura, a 20 de junho, segundo o responsável.

Em junho, o volume de depósitos recuou 5,9%, num total de 7,69 mil milhões de euros, para 122,2 mil milhões.

A bolsa de Atenas fechou hoje a cair 1,22%, bem abaixo da queda histórica de 16,23% de segunda-feira, mas com os títulos dos bancos com um 'rombo' de quase 30%.

Apesar de a queda de hoje do índice bolsista ATHEX ter ficado longe do recuo de 16,23% de segunda-feira, o mais baixo desde setembro de 2012 logo no dia de reabertura das negociações após cinco semanas da bolsa de Atenas fechada, as ações dos bancos voltaram a ser muito penalizadas, tendo o setor caído 29,26%, perto do limite máximo de quebra permitido numa sessão (30%).

O Alpha Bank caiu 29,65%, o Banco Nacional 28,45%, o Banco do Pireu 30% e o Eurobank 29,70%.

No âmbito do terceiro pacote de resgate que o Governo grego está a negociar com os credores, de cerca de 86 mil milhões de euros, estima-se que até 25 mil milhões serão usados para recapitalização dos bancos gregos ou mesmo para fazer face a eventuais falências.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.