sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker confiante em acordo da Grécia com credores antes de 20 de agosto

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou acreditar na possibilidade de a Grécia concluir um acordo sobre o terceiro resgate com os credores ainda este mês, "de preferência, antes de dia 20".

© Vincent Kessler / Reuters

As negociações progridem de "forma satisfatória" nesse sentido, afirmou Jean-Claude Juncker, em entrevista à agência AFP.

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", quando Atenas tem de reembolsar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), assinalou.

Atenas está a negociar com os credores, numa nova 'corrida em contrarrelógio', o memorando de entendimento do terceiro "resgate", a três anos, que deve ascender a 86 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, também se mostrou confiante, esta terça-feira, relativamente à finalização do programa até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao Banco Central Europeu (BCE).

Caso não seja alcançado um acordo até lá, "temos de providenciar outra 'ronda' do financiamento-ponte", semelhante ao de julho, explicou Jean-Claude Juncker.

A União Europeia desembolsou 7,16 mil milhões de euros do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) para a Grécia efetuar atempadamente os pagamentos devidos ao BCE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07