sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker confiante em acordo da Grécia com credores antes de 20 de agosto

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou acreditar na possibilidade de a Grécia concluir um acordo sobre o terceiro resgate com os credores ainda este mês, "de preferência, antes de dia 20".

© Vincent Kessler / Reuters

As negociações progridem de "forma satisfatória" nesse sentido, afirmou Jean-Claude Juncker, em entrevista à agência AFP.

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", quando Atenas tem de reembolsar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), assinalou.

Atenas está a negociar com os credores, numa nova 'corrida em contrarrelógio', o memorando de entendimento do terceiro "resgate", a três anos, que deve ascender a 86 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, também se mostrou confiante, esta terça-feira, relativamente à finalização do programa até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao Banco Central Europeu (BCE).

Caso não seja alcançado um acordo até lá, "temos de providenciar outra 'ronda' do financiamento-ponte", semelhante ao de julho, explicou Jean-Claude Juncker.

A União Europeia desembolsou 7,16 mil milhões de euros do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) para a Grécia efetuar atempadamente os pagamentos devidos ao BCE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lusa

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.