sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker confiante em acordo da Grécia com credores antes de 20 de agosto

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou acreditar na possibilidade de a Grécia concluir um acordo sobre o terceiro resgate com os credores ainda este mês, "de preferência, antes de dia 20".

© Vincent Kessler / Reuters

As negociações progridem de "forma satisfatória" nesse sentido, afirmou Jean-Claude Juncker, em entrevista à agência AFP.

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", quando Atenas tem de reembolsar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), assinalou.

Atenas está a negociar com os credores, numa nova 'corrida em contrarrelógio', o memorando de entendimento do terceiro "resgate", a três anos, que deve ascender a 86 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, também se mostrou confiante, esta terça-feira, relativamente à finalização do programa até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao Banco Central Europeu (BCE).

Caso não seja alcançado um acordo até lá, "temos de providenciar outra 'ronda' do financiamento-ponte", semelhante ao de julho, explicou Jean-Claude Juncker.

A União Europeia desembolsou 7,16 mil milhões de euros do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) para a Grécia efetuar atempadamente os pagamentos devidos ao BCE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.