sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Juncker confiante em acordo da Grécia com credores antes de 20 de agosto

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou acreditar na possibilidade de a Grécia concluir um acordo sobre o terceiro resgate com os credores ainda este mês, "de preferência, antes de dia 20".

© Vincent Kessler / Reuters

As negociações progridem de "forma satisfatória" nesse sentido, afirmou Jean-Claude Juncker, em entrevista à agência AFP.

"Todas as informações que tenho recebido apontam para um acordo este mês, preferencialmente antes de dia 20", quando Atenas tem de reembolsar 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), assinalou.

Atenas está a negociar com os credores, numa nova 'corrida em contrarrelógio', o memorando de entendimento do terceiro "resgate", a três anos, que deve ascender a 86 mil milhões de euros.

O ministro das Finanças grego, Euclide Tsakalotos, também se mostrou confiante, esta terça-feira, relativamente à finalização do programa até ao próximo dia 20 de agosto, a fim de evitar um novo empréstimo intercalar, que seria necessário para fazer frente a pagamentos devidos pela Grécia ao Banco Central Europeu (BCE).

Caso não seja alcançado um acordo até lá, "temos de providenciar outra 'ronda' do financiamento-ponte", semelhante ao de julho, explicou Jean-Claude Juncker.

A União Europeia desembolsou 7,16 mil milhões de euros do EFSM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) para a Grécia efetuar atempadamente os pagamentos devidos ao BCE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.