sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo da Grécia quer rever benefícios fiscais de deputados e ministros

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, declarou hoje pretender rever os benefícios fiscais atribuídos aos deputados e ministros, quando prosseguem as negociações entre Atenas e os credores sobre um terceiro plano de ajuda.

© Pawel Kopczynski / Reuters

"Quando está na mesa das negociações a questão da supressão dos benefícios fiscais dos agricultores, não podemos ficar indiferentes em relação às nossas próprias vantagens", sublinhou Tsipras à saída de uma reunião com o ministro-adjunto da Reforma administrativa, Christoforos Vernadakis, e o ministro-adjunto das Finanças, Dimitris Mardas.

"É uma iniciativa política que não tem apenas por objetivo garantir economias, mas também possui um significado simbólico", acrescentou o primeiro-ministro grego.

Segundo a agência noticiosa grega ANA, o projeto-lei em preparação prevê a uma redução substancial dos subsídios atribuídos aos deputados, e ainda uma baixa de 15% nos salários dos ministros. Os diretores dos organismos públicos também devem ser abrangidos por esta reforma.

Após terem prosseguido durante todo o fim de semana, as discussões entre Atenas e os credores sobre um terceiro plano de resgate à Grécia recomeçaram esta manhã.

O Governo grego pretende que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira, para que seja apresentado no dia seguinte aos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).

Este cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve proceder a mais um reembolso ao Banco central europeu (BCE) no montante de 3,4 mil milhões de euros.

Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08