sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo reúne-se na sexta-feira para analisar terceiro resgate à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro, Eurogrupo, reúnem-se na sexta-feira em Bruxelas para analisar o terceiro resgate à Grécia, depois de Atenas e as instituições credoras terem alcançado um acordo técnico.

"Eurogrupo extraordinário na sexta-feira, 14 de agosto, às 15:00 (14:00 em Lisboa) sobre a Grécia" anunciou Michel Reijns, porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, numa mensagem na rede social Twitter.

Atenas e os credores internacionais (União Europeia, Mecanismo Europeu de Estabilidade, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) alcançaram na terça-feira de madrugada um acordo sobre um terceiro programa de assistência financeira ao país "de cerca de 85 mil milhões de euros", anunciou o governo grego.

O texto foi entregue na terça-feira à noite aos parceiros da Grécia na zona euro e deve ser aprovado na quinta-feira pelo parlamento grego antes de ser analisado pelo Eurogrupo.

"O que temos é um acordo a nível técnico. Ainda não há um acordo político", explicava na terça-feira uma porta-voz da Comissão Europeia, Annika Breidthardt.

Se o Eurogrupo aprovar o novo programa de assistência financeira, este terá depois de ser validado por vários parlamentos, incluindo o alemão.

A Grécia quer ter acesso a uma primeira prestação financeira do empréstimo a tempo de fazer um reembolso de 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, pagamento que vence a 20 de agosto.

Segundo uma fonte governamental grega, a chanceler alemã, Angela Merkel, durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, na terça-feira, manifestou algumas reservas em relação à urgência de concluir este acordo e terá manifestado a sua preferência por um empréstimo transitório que permitiria a Atenas cumprir o pagamento de 20 de agosto, deixando mais tempo para a discussão do novo programa de resgate.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.