sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

UE vai discutir hoje a proposta para o terceiro resgate grego

Os países da União Europeia vão discutir hoje os detalhes da proposta acordada a nível técnico pelas instituições credoras e a Grécia para um terceiro resgate financeiro ao país, indicou hoje a Comissão Europeia.

O BCE decidiu esta quarta-feira que não vai aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos nas próximas duas semanas, ainda que o Banco Central da Grécia não tenha feito nenhum pedido. (Arquivo)

O BCE decidiu esta quarta-feira que não vai aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos nas próximas duas semanas, ainda que o Banco Central da Grécia não tenha feito nenhum pedido. (Arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

Em simultâneo, espera-se que ao longo da tarde se anuncie a convocatória de uma reunião do Eurogrupo esta sexta-feira, em Bruxelas, para que os ministros da Economia e Finanças da zona euro tomem uma decisão política e deem o seu aval ao terceiro programa, segundo a agência Efe.

A teleconferência do Comité Económico e Financeiro (CEF), que reúne os números dois dos ministros da Economia e Finanças da UE, vai realizar-se às 17:00 GMT (18:00 em Lisboa), uma vez que os documentos do acordo alcançado na madrugada de terça-feira apenas foram enviados à noite.

"Ontem [terça-feira] concluímos o acordo técnico entre as instituições e as autoridades gregas, com base nas cimeiras do euro de 12 e 13 de julho e no trabalho que tinha sido feito pelas instituições com as autoridades gregas nos meses anteriores", explicou a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt, em conferência de imprensa.

A porta-voz recordou que "o Governo grego apresentou hoje um número significativo de medidas legislativas ao Parlamento [grego]", numa alusão à proposta de lei referente ao acordo alcançado entre Atenas e os credores para o terceiro programa de resgate e que será votado na quinta-feira.

Indicou igualmente que será levada a cabo uma análise do impacto social do terceiro resgate, tal como defendeu Jean-Claude Juncker há um ano, e que "todos os documentos serão publicados de acordo com o Eurogrupo no momento apropriado".

Após meses de impasse, durante o período em que Yanis Varoufakis era ministro das Finanças, as negociações entre a Grécia e os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) assumiram um outro ritmo após o acordo de 13 de julho para a negociação de um terceiro resgate à Grécia, de cerca de 85 mil milhões de euros.

Lusa

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.