sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

UE vai discutir hoje a proposta para o terceiro resgate grego

Os países da União Europeia vão discutir hoje os detalhes da proposta acordada a nível técnico pelas instituições credoras e a Grécia para um terceiro resgate financeiro ao país, indicou hoje a Comissão Europeia.

O BCE decidiu esta quarta-feira que não vai aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos nas próximas duas semanas, ainda que o Banco Central da Grécia não tenha feito nenhum pedido. (Arquivo)

O BCE decidiu esta quarta-feira que não vai aumentar a linha de liquidez de emergência para os bancos nas próximas duas semanas, ainda que o Banco Central da Grécia não tenha feito nenhum pedido. (Arquivo)

© Francois Lenoir / Reuters

Em simultâneo, espera-se que ao longo da tarde se anuncie a convocatória de uma reunião do Eurogrupo esta sexta-feira, em Bruxelas, para que os ministros da Economia e Finanças da zona euro tomem uma decisão política e deem o seu aval ao terceiro programa, segundo a agência Efe.

A teleconferência do Comité Económico e Financeiro (CEF), que reúne os números dois dos ministros da Economia e Finanças da UE, vai realizar-se às 17:00 GMT (18:00 em Lisboa), uma vez que os documentos do acordo alcançado na madrugada de terça-feira apenas foram enviados à noite.

"Ontem [terça-feira] concluímos o acordo técnico entre as instituições e as autoridades gregas, com base nas cimeiras do euro de 12 e 13 de julho e no trabalho que tinha sido feito pelas instituições com as autoridades gregas nos meses anteriores", explicou a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt, em conferência de imprensa.

A porta-voz recordou que "o Governo grego apresentou hoje um número significativo de medidas legislativas ao Parlamento [grego]", numa alusão à proposta de lei referente ao acordo alcançado entre Atenas e os credores para o terceiro programa de resgate e que será votado na quinta-feira.

Indicou igualmente que será levada a cabo uma análise do impacto social do terceiro resgate, tal como defendeu Jean-Claude Juncker há um ano, e que "todos os documentos serão publicados de acordo com o Eurogrupo no momento apropriado".

Após meses de impasse, durante o período em que Yanis Varoufakis era ministro das Finanças, as negociações entre a Grécia e os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) assumiram um outro ritmo após o acordo de 13 de julho para a negociação de um terceiro resgate à Grécia, de cerca de 85 mil milhões de euros.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.