sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI espera decisão europeia de alívio da dívida grega para participar em novo resgate

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje, em comunicado, que vai esperar por "decisões" dos europeus sobre a redução da dívida da Grécia antes de decidir participar num novo resgate ao país.

Petros Giannakouris

"Esperamos trabalhar com as autoridades [gregas] para desenvolver o programa [de reformas] com mais detalhes e que os parceiros europeus da Grécia tomem decisões sobre o alívio da dívida para permitir que se torne sustentável", refere, em comunicado divulgado na sua página na Internet, o FMI.

"O FMI vai permanecer envolvido com o Governo grego e com os parceiros europeus para ajudar no processo e vai fazer uma avaliação da sua participação na concessão de financiamento adicional à Grécia após as autoridades terem tomado medidas sobre o programa e forem tomadas as medidas de alívio da dívida", acrescenta o comunicado.

Uma missão do FMI, liderada por Delia Velculescu, esteve em Atenas entre 30 de julho e quarta-feira para participar nas discussões técnicas entre o Governo grego, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Mecanismo de Estabilidade Europeu sobre um programa económico.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.