sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo dá luz verde ao terceiro resgate à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram hoje a acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, no valor de 86 mil milhões de euros, disseram fontes da União Europeia.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Sim, temos acordo", disse uma das fontes, quando questionada sobre se os 19 ministros da zona euro tinham chegado a um acordo.

"O novo empréstimo pode chegar até aos 86 mil milhões de euros" vai ser concedido à Grécia durante os próximos três anos, referiu a Comissão Europeia.

O primeiro desembolso será de 26 mil milhões de euros, segundo uma fonte próxima das negociações, que duraram cerca de seis horas.

O primeiro desembolso será feito por duas vezes, sendo que um primeiro pagamento, no valor de 10 mil milhões de euros, vai estar imediatamente disponível numa conta especial do fundo de resgate da eurozona para a recapitalização da banca grega.

O segundo pagamento, no valor de 16 mil milhões de euros, vai ser disponibilizado à Grécia em várias etapas, começando por uma de 13 mil milhões de euros até 20 de agosto a tempo do pagamento de 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, segundo fontes do Eurogrupo.

O pagamento do restante dinheiro do primeiro desembolso será feito no outono e estará sujeito à aplicação de medidas chave acordadas no memorando de entendimento que fixa as condições do novo programa e que serão especificadas pelas instituições europeias e acordas pelos "números 2" dos ministros das Finanças e Economia.

Um segundo desembolso para a recapitalização da banca, até 15 mil milhões de euros, poderá ser pago depois da primeira revisão do resgate e em todo o caso antes de 15 de novembro.

Aquele desembolso está sujeito a uma planeada revisão da qualidade dos ativos bancários e das provas de resistência da banca.

No total, haverá 25 mil milhões de euros para sanear ou liquidar a banca grega com problemas.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, explicou, em conferência de imprensa, que o conselho de governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade espera poder dar o visto positivo até quarta-feira, o que vai "desbloquear a parte inicial do resgate".

"Todo o intenso trabalho realizado durante as últimas semanas mereceu a pena", disse Dijsselbloem, que acrescentou que a reunião extraordinária do Eurogrupo foi "muito construtiva".

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.