sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente francês diz que acordo da Grécia com o Eurogrupo é um "êxito"

O Presidente francês considerou hoje "um êxito" o acordo alcançado entre a Grécia e os parceiros da zona euro para um terceiro resgate, acreditando que permitirá o regresso do país ao caminho do crescimento, investimento e estabilidade.

PHILIPPE WOJAZER

O acordo alcançado "demonstra que a Europa é capaz de fazer avançar os princípios da solidariedade e da responsabilidade. É também um êxito para a Grécia, que fez os esforços esperados", afirma o Presidente François Hollande num comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

Para François Hollande, o acordo alcançado na sexta-feira à noite "é a tradução do encontrado pelos chefes de Estado e de Governo no passado dia 13 de julho, em que a França e a Alemanha desempenharam um papel importante".

O terceiro programa de assistência financeira no valor de 86 mil milhões de euros até 2018 é um novo de balão de oxigénio para o país para cumprir as suas obrigações financeiras a tempo para sanear a sua economia em troca de ajustes e reformas difíceis nos próximos anos.

"Este passo decisivo foi alcançado graças à determinação do Governo de Alexis Tsipras, que embarcou no caminho de reformas corajosas, respeitando os princípios da justiça. A França estará do seu lado", sublinhou François Hollande.

O primeiro desembolso do terceiro plano de ajuda à Grécia, alcançado pelos ministros das Finanças da zona euro, será de 26 mil milhões de euros, dos quais 10 mil milhões vão estar imediatamente disponíveis numa conta especial do fundo de resgate da zona euro para a recapitalização da banca grega.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.