sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente francês diz que acordo da Grécia com o Eurogrupo é um "êxito"

O Presidente francês considerou hoje "um êxito" o acordo alcançado entre a Grécia e os parceiros da zona euro para um terceiro resgate, acreditando que permitirá o regresso do país ao caminho do crescimento, investimento e estabilidade.

PHILIPPE WOJAZER

O acordo alcançado "demonstra que a Europa é capaz de fazer avançar os princípios da solidariedade e da responsabilidade. É também um êxito para a Grécia, que fez os esforços esperados", afirma o Presidente François Hollande num comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

Para François Hollande, o acordo alcançado na sexta-feira à noite "é a tradução do encontrado pelos chefes de Estado e de Governo no passado dia 13 de julho, em que a França e a Alemanha desempenharam um papel importante".

O terceiro programa de assistência financeira no valor de 86 mil milhões de euros até 2018 é um novo de balão de oxigénio para o país para cumprir as suas obrigações financeiras a tempo para sanear a sua economia em troca de ajustes e reformas difíceis nos próximos anos.

"Este passo decisivo foi alcançado graças à determinação do Governo de Alexis Tsipras, que embarcou no caminho de reformas corajosas, respeitando os princípios da justiça. A França estará do seu lado", sublinhou François Hollande.

O primeiro desembolso do terceiro plano de ajuda à Grécia, alcançado pelos ministros das Finanças da zona euro, será de 26 mil milhões de euros, dos quais 10 mil milhões vão estar imediatamente disponíveis numa conta especial do fundo de resgate da zona euro para a recapitalização da banca grega.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.