sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente da União de Bancos pede apoio dos gregos ao sistema bancário

A presidente da União de Bancos grega, Luka Katseli, pediu hoje aos cidadãos para depositarem dinheiro nos bancos, demonstrando apoio ao sistema bancário da Grécia, onde continua o controlo de capitais.

"Agora é a vez dos cidadãos gregos demonstrarem ativamente o seu apoio ao sistema bancário", afirmou, em declarações à agência grega Amna.

Katseli considerou a decisão do Eurogrupo de injetar 10 mil milhões de euros na recapitalização da banca como "um passo importante para reconstruir a confiança no sistema bancário grego" e considerou que agora "é a vez" dos depositantes.

O acordo para um terceiro programa de resgate à Grécia prevê a transferência imediata de 10 mil milhões de euros para os bancos.

Outros 15 mil milhões de euros podem ser desembolsados após uma primeira avaliação do programa de resgate antes de 15 de novembro, tendo em conta a análise da qualidade dos ativos e os testes de resistência a que serão submetidos os bancos, entre outras exigências.

Lusa

  • Bolsa de Atenas sobre 1,4%
    1:53

    Economia

    Depois de aprovado o terceiro resgate grego, a bolsa de Atenas subiu hoje 1,4% sendo o melhor resultado das bolsas europeias. Apesar disto, em Atenas continuam as críticas e dúvidas quanto ao futuro do país que, na próxima quinta feira, tem de pagar 3 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC