sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente da União de Bancos pede apoio dos gregos ao sistema bancário

A presidente da União de Bancos grega, Luka Katseli, pediu hoje aos cidadãos para depositarem dinheiro nos bancos, demonstrando apoio ao sistema bancário da Grécia, onde continua o controlo de capitais.

"Agora é a vez dos cidadãos gregos demonstrarem ativamente o seu apoio ao sistema bancário", afirmou, em declarações à agência grega Amna.

Katseli considerou a decisão do Eurogrupo de injetar 10 mil milhões de euros na recapitalização da banca como "um passo importante para reconstruir a confiança no sistema bancário grego" e considerou que agora "é a vez" dos depositantes.

O acordo para um terceiro programa de resgate à Grécia prevê a transferência imediata de 10 mil milhões de euros para os bancos.

Outros 15 mil milhões de euros podem ser desembolsados após uma primeira avaliação do programa de resgate antes de 15 de novembro, tendo em conta a análise da qualidade dos ativos e os testes de resistência a que serão submetidos os bancos, entre outras exigências.

Lusa

  • Bolsa de Atenas sobre 1,4%
    1:53

    Economia

    Depois de aprovado o terceiro resgate grego, a bolsa de Atenas subiu hoje 1,4% sendo o melhor resultado das bolsas europeias. Apesar disto, em Atenas continuam as críticas e dúvidas quanto ao futuro do país que, na próxima quinta feira, tem de pagar 3 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.