sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente da União de Bancos pede apoio dos gregos ao sistema bancário

A presidente da União de Bancos grega, Luka Katseli, pediu hoje aos cidadãos para depositarem dinheiro nos bancos, demonstrando apoio ao sistema bancário da Grécia, onde continua o controlo de capitais.

"Agora é a vez dos cidadãos gregos demonstrarem ativamente o seu apoio ao sistema bancário", afirmou, em declarações à agência grega Amna.

Katseli considerou a decisão do Eurogrupo de injetar 10 mil milhões de euros na recapitalização da banca como "um passo importante para reconstruir a confiança no sistema bancário grego" e considerou que agora "é a vez" dos depositantes.

O acordo para um terceiro programa de resgate à Grécia prevê a transferência imediata de 10 mil milhões de euros para os bancos.

Outros 15 mil milhões de euros podem ser desembolsados após uma primeira avaliação do programa de resgate antes de 15 de novembro, tendo em conta a análise da qualidade dos ativos e os testes de resistência a que serão submetidos os bancos, entre outras exigências.

Lusa

  • Bolsa de Atenas sobre 1,4%
    1:53

    Economia

    Depois de aprovado o terceiro resgate grego, a bolsa de Atenas subiu hoje 1,4% sendo o melhor resultado das bolsas europeias. Apesar disto, em Atenas continuam as críticas e dúvidas quanto ao futuro do país que, na próxima quinta feira, tem de pagar 3 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.