sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente da União de Bancos pede apoio dos gregos ao sistema bancário

A presidente da União de Bancos grega, Luka Katseli, pediu hoje aos cidadãos para depositarem dinheiro nos bancos, demonstrando apoio ao sistema bancário da Grécia, onde continua o controlo de capitais.

"Agora é a vez dos cidadãos gregos demonstrarem ativamente o seu apoio ao sistema bancário", afirmou, em declarações à agência grega Amna.

Katseli considerou a decisão do Eurogrupo de injetar 10 mil milhões de euros na recapitalização da banca como "um passo importante para reconstruir a confiança no sistema bancário grego" e considerou que agora "é a vez" dos depositantes.

O acordo para um terceiro programa de resgate à Grécia prevê a transferência imediata de 10 mil milhões de euros para os bancos.

Outros 15 mil milhões de euros podem ser desembolsados após uma primeira avaliação do programa de resgate antes de 15 de novembro, tendo em conta a análise da qualidade dos ativos e os testes de resistência a que serão submetidos os bancos, entre outras exigências.

Lusa

  • Bolsa de Atenas sobre 1,4%
    1:53

    Economia

    Depois de aprovado o terceiro resgate grego, a bolsa de Atenas subiu hoje 1,4% sendo o melhor resultado das bolsas europeias. Apesar disto, em Atenas continuam as críticas e dúvidas quanto ao futuro do país que, na próxima quinta feira, tem de pagar 3 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira