sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE confirma pagamento grego de 3,4 mil milhões de euros

O Banco Central Europeu (BCE) confirmou hoje em comunicado que a Grécia pagou 3,4 mil milhões de euros, o valor dos títulos que venciam neste prazo e respetivos juros.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Um porta-voz do BCE disse em comunicado que a entidade "confirma que a Grécia pagou os títulos de dívida soberana que venciam hoje e que eram detidos pelo BCE e outros bancos centrais do Eurosistema".

Do total de 3,4 mil milhões de euros, 3,2 mil milhões correspondem aos títulos e 200 milhões de euros a juros.

Já no passado dia 20 de julho, a Grécia pagou ao BCE 4,2 mil milhões de euros correspondentes a obrigações que a instituição liderada por Mario Draghi comprou no âmbito do seu primeiro programa de compra de dívida soberana e que venciam naquele dia.

O pagamento de hoje foi feito depois de Atenas ter recebido dos credores europeus uma primeira prestação do terceiro resgate ao país, um empréstimo que estará em vigor por três anos e que terá o valor total de cerca de 86 mil milhões de euros.

Lusa

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.