sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis diz que "primavera" do Syriza foi esmagada pela banca

O ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Vaorufakis denunciou hoje que, com o novo programa de resgate grego, a "primavera" que representou a chegada ao poder do Syriza foi esmagada "não por tanques, mas sim pela banca".

© Christian Hartmann / Reuters

"Para quê enviar tropas, se podem enviar a troika a cada mês?", questionou o ex-ministro sobre as pressões nas negociações durante o tempo que foi ministro, num discurso na Festa da Rosa de Fragny, organizada pela ala mais à esquerda do Partido Socialista Francês (PSF) e, em particular, pelo ex-ministro Arnaud Montebourg.

O ex-ministro grego denunciou ainda a falta de democracia do Eurogrupo e contou que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, insistia que eleições não poderiam forçar a uma mudança política.

"Se as eleições não podem mudar nada, deveria ser escrito nos tratados da União Europeia", disse Varoufakis, acrescentando, com ironia, que havia proposto que se incluísse uma cláusula que dissesse que "a democracia ficaria suspensa".

Varoufakis participou no evento de Fragny para lançar o que chamou de "uma rede europeia de progressiva", que tem como objetivo democratizar o funcionamento da União Europeia (UE).

"Se os alemães, os franceses, os holandeses, os espanhóis tomassem consciência da ausência total de responsabilidade de seus dirigentes para com os eleitores, a inércia, despertariam e pediriam que as coisas fossem diferentes", argumentou numa entrevista ao diário "Le Journal du Dimanche".

Para Varoufakis, "há que relançar o diálogo e restabelecer o que se perdeu completamente, a democracia".

O ex-ministro disse ainda que "não será candidato em nome do Syriza".

Lusa

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.