sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Empossado governo provisório grego que será liderado por uma mulher

O presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, deu hoje posse ao governo provisório que vai governar o país até às eleições antecipadas, constituído por membros das três principais forças políticas -- Syriza, Nova Democracia e Pasok.

© Alkis Konstantinidis / Reuter


Na presença da nova primeira-ministra, Vassiliki Thanou, empossada na quinta-feira, tomaram posse dez ministros e dois ministros de Estado de um executivo que conta ainda com nove ministros-adjuntos e dois vice-ministros.

Apenas dois membros do governo cessante, dirigido por Alexis Tsipras, se mantêm no novo executivo: o ministro de Estado para a Luta Contra a Corrupção, Panayotis Nikoloudis, e o ministro-adjunto das Finanças, Trifon Alexiadis.

O novo ministro das Finanças é Giorgos Houliarakis, um académico que fez parte da equipa grega que negociou o terceiro resgate.

Outra novidade do governo provisório é a nomeação da cantora popular Alkistis Protopsalti como ministra do Turismo.

O governo provisório tem por principal missão preparar as eleições antecipadas, cuja data deve ser hoje oficialmente anunciada.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite