sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Empossado governo provisório grego que será liderado por uma mulher

O presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, deu hoje posse ao governo provisório que vai governar o país até às eleições antecipadas, constituído por membros das três principais forças políticas -- Syriza, Nova Democracia e Pasok.

© Alkis Konstantinidis / Reuter


Na presença da nova primeira-ministra, Vassiliki Thanou, empossada na quinta-feira, tomaram posse dez ministros e dois ministros de Estado de um executivo que conta ainda com nove ministros-adjuntos e dois vice-ministros.

Apenas dois membros do governo cessante, dirigido por Alexis Tsipras, se mantêm no novo executivo: o ministro de Estado para a Luta Contra a Corrupção, Panayotis Nikoloudis, e o ministro-adjunto das Finanças, Trifon Alexiadis.

O novo ministro das Finanças é Giorgos Houliarakis, um académico que fez parte da equipa grega que negociou o terceiro resgate.

Outra novidade do governo provisório é a nomeação da cantora popular Alkistis Protopsalti como ministra do Turismo.

O governo provisório tem por principal missão preparar as eleições antecipadas, cuja data deve ser hoje oficialmente anunciada.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..