sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Empossado governo provisório grego que será liderado por uma mulher

O presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, deu hoje posse ao governo provisório que vai governar o país até às eleições antecipadas, constituído por membros das três principais forças políticas -- Syriza, Nova Democracia e Pasok.

© Alkis Konstantinidis / Reuter


Na presença da nova primeira-ministra, Vassiliki Thanou, empossada na quinta-feira, tomaram posse dez ministros e dois ministros de Estado de um executivo que conta ainda com nove ministros-adjuntos e dois vice-ministros.

Apenas dois membros do governo cessante, dirigido por Alexis Tsipras, se mantêm no novo executivo: o ministro de Estado para a Luta Contra a Corrupção, Panayotis Nikoloudis, e o ministro-adjunto das Finanças, Trifon Alexiadis.

O novo ministro das Finanças é Giorgos Houliarakis, um académico que fez parte da equipa grega que negociou o terceiro resgate.

Outra novidade do governo provisório é a nomeação da cantora popular Alkistis Protopsalti como ministra do Turismo.

O governo provisório tem por principal missão preparar as eleições antecipadas, cuja data deve ser hoje oficialmente anunciada.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47