sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Putin felicita Tsipras após vitória do Syriza

O Presidente russo felicitou hoje Alexis Tsipras, vencedor das legislativas na Grécia com o seu partido da esquerda radical Syriza.

Tsipras em São Petersburgo com Putin em Junho de 2015.

Tsipras em São Petersburgo com Putin em Junho de 2015.

© RIA Novosti / Reuters

Num telegrama oficial do Kremlin, o Presidente russo exprimiu a esperança de "prosseguir um diálogo construtivo e uma colaboração ativa" com Atenas.

Moscovo espera "reforçar a cooperação russo-grega que beneficia as duas partes em vários setores, nomeadamente o comércio, a economia, a energia e a nível humanitário", indica o texto.

Alexis Tsipras, que deve ser nomeado hoje primeiro-ministro, deslocou-se duas vezes à Rússia no espaço de dois meses no seu último mandato como chefe do governo grego. Acordou com Vladimir Putin, pelo valor de dois mil milhões de euros, o prolongamento através da Grécia do gasoduto Turkstream, um projeto de Moscovo e Ancara.

Primeiro chefe de um governo europeu vindo da esquerda radical, Alexis Tsipras demitiu-se em agosto após a quebra da sua maioria parlamentar na votação pelos deputados do terceiro plano de resgate ao país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional em cinco anos.

O Syriza tinha conseguido 35,53% dos votos nas eleições legislativas de domingo quando estavam contados 90% dos boletins, contra 28,05% do partido de direita Nova Democracia.

O resultado permite-lhe conseguir um mandato mais sólido, reformar a coligação com a direita nacionalista e desembaraçar-se da ala esquerda do seu partido.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.