sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Putin felicita Tsipras após vitória do Syriza

O Presidente russo felicitou hoje Alexis Tsipras, vencedor das legislativas na Grécia com o seu partido da esquerda radical Syriza.

Tsipras em São Petersburgo com Putin em Junho de 2015.

Tsipras em São Petersburgo com Putin em Junho de 2015.

© RIA Novosti / Reuters

Num telegrama oficial do Kremlin, o Presidente russo exprimiu a esperança de "prosseguir um diálogo construtivo e uma colaboração ativa" com Atenas.

Moscovo espera "reforçar a cooperação russo-grega que beneficia as duas partes em vários setores, nomeadamente o comércio, a economia, a energia e a nível humanitário", indica o texto.

Alexis Tsipras, que deve ser nomeado hoje primeiro-ministro, deslocou-se duas vezes à Rússia no espaço de dois meses no seu último mandato como chefe do governo grego. Acordou com Vladimir Putin, pelo valor de dois mil milhões de euros, o prolongamento através da Grécia do gasoduto Turkstream, um projeto de Moscovo e Ancara.

Primeiro chefe de um governo europeu vindo da esquerda radical, Alexis Tsipras demitiu-se em agosto após a quebra da sua maioria parlamentar na votação pelos deputados do terceiro plano de resgate ao país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional em cinco anos.

O Syriza tinha conseguido 35,53% dos votos nas eleições legislativas de domingo quando estavam contados 90% dos boletins, contra 28,05% do partido de direita Nova Democracia.

O resultado permite-lhe conseguir um mandato mais sólido, reformar a coligação com a direita nacionalista e desembaraçar-se da ala esquerda do seu partido.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.