sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras mantém Tsakalotos nas Finanças

Alexis Tsipras, reeleito primeiro-ministro da Grécia no domingo, formou hoje o seu novo governo de coligação Syriza-Gregos Independentes, no qual mantém o professor de Economia Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças, anunciou a porta-voz do governo.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O cargo de ministro-adjunto das Finanças vai ser ocupado por Georges Chouliarakis, o principal negociador da Grécia para a aplicação do terceiro programa de resgate e ministro das Finanças cessante do governo provisório, disse a porta-voz, Olga Gerovassili.

O líder dos Gregos Independentes, Pannos Kammenos, mantém-se como ministro da Defesa, única pasta nas mãos do partido nacionalista.

Outro dos ministros que se mantém no cargo é Nikos Kotsias, nos Negócios Estrangeiros.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48