sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Novo Governo de Tsipras toma posse

O novo Governo grego de Alexis Tsipras, cuja composição foi anunciada na noite de terça-feira, tomou hoje posse, antes da partida do primeiro-ministro para a cimeira europeia em Bruxelas.

(arquivo)

(arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter


A equipa de Tsipras integra vários ministros do anterior executivo, como Euclid Tsakalotos nas Finanças, cuja primeira tarefa vai ser a aplicação do plano de resgate de 86 mil milhões de euros em três anos, concluído com os credores do país, UE e Fundo Monetário Internacional (FMI), em julho.

Georges Chouliarakis é o adjunto de Tsakalotos.

A pasta da Defesa fica, uma vez mais, com Panos Kammenos, o presidente do partido Gregos Independentes (direita nacionalista), que junta dez deputados aos 145 do Syriza de Tsipras, para conseguir uma maioria absoluta no parlamento (155 em 300).

Kammenos esteve perto de não conseguir, no domingo, votos suficientes para entrar no parlamento e a formação ultrapassou à justa (3,73%) o limiar dos 3% necessários para ter representação parlamentar.

Outro dos ministros que se mantém no cargo é Nikos Kotsias, nos Negócios Estrangeiros.

O novo Governo é composto por 16 ministros, mais três do que no primeiro executivo de Tsipras, 16 ministros adjuntos (menos dois do que em janeiro) e 12 vice-ministros (mais dois).

Como no primeiro Governo de Tsipras, em janeiro, os ministros prestaram juramento em dois momentos diferentes, numa cerimónia na Presidência da República.

O primeiro grupo, no qual se encontrava Kammenos, prestou juramento sobre o Evangelho, perante dignitários religiosos ortodoxos. O segundo, mais importante, prestou um juramento civil perante o Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.