sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Novo Governo de Tsipras toma posse

O novo Governo grego de Alexis Tsipras, cuja composição foi anunciada na noite de terça-feira, tomou hoje posse, antes da partida do primeiro-ministro para a cimeira europeia em Bruxelas.

(arquivo)

(arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter


A equipa de Tsipras integra vários ministros do anterior executivo, como Euclid Tsakalotos nas Finanças, cuja primeira tarefa vai ser a aplicação do plano de resgate de 86 mil milhões de euros em três anos, concluído com os credores do país, UE e Fundo Monetário Internacional (FMI), em julho.

Georges Chouliarakis é o adjunto de Tsakalotos.

A pasta da Defesa fica, uma vez mais, com Panos Kammenos, o presidente do partido Gregos Independentes (direita nacionalista), que junta dez deputados aos 145 do Syriza de Tsipras, para conseguir uma maioria absoluta no parlamento (155 em 300).

Kammenos esteve perto de não conseguir, no domingo, votos suficientes para entrar no parlamento e a formação ultrapassou à justa (3,73%) o limiar dos 3% necessários para ter representação parlamentar.

Outro dos ministros que se mantém no cargo é Nikos Kotsias, nos Negócios Estrangeiros.

O novo Governo é composto por 16 ministros, mais três do que no primeiro executivo de Tsipras, 16 ministros adjuntos (menos dois do que em janeiro) e 12 vice-ministros (mais dois).

Como no primeiro Governo de Tsipras, em janeiro, os ministros prestaram juramento em dois momentos diferentes, numa cerimónia na Presidência da República.

O primeiro grupo, no qual se encontrava Kammenos, prestou juramento sobre o Evangelho, perante dignitários religiosos ortodoxos. O segundo, mais importante, prestou um juramento civil perante o Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.