sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE reduziu em 1.000 M€ provisão de liquidez de urgência a bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu, a pedido do Banco da Grécia, em 1.000 milhões de euros o 'plafond' do mecanismo de provisão de liquidez de urgência para os bancos gregos, porque as necessidades destes diminuíram.

© Christian Hartmann / Reuters

Segundo informou hoje o Banco da Grécia em comunicado, o 'plafond' máximo do mecanismo de provisão de liquidez de urgência (ELA, Emergency Liquidity Assistance) para os bancos gregos fica agora em 87.900 milhões de euros até 22 de outubro, data em que está prevista a próxima reunião do conselho de governadores do BCE.

Esta redução reflete a melhoria da liquidez dos bancos gregos, que decorreu em simultâneo com uma diminuição da incerteza e da estabilização do fluxo de depósitos no setor privado, adiantou o banco central grego no comunicado.

A última diminuição do 'plafond' ocorreu a 17 de setembro último, quando o BCE reduziu em 200 milhões de euros.

Em julho, depois da decisão do BCE de não oferecer mais liquidez, o Governo grego chefiado por Alexis Tsipras impôs um controlo de capitais que manteve os bancos gregos fechados durante três semanas.

Depois do acordo de resgate alcançado com os credores internacionais, o mecanismo de provisão de liquidez de urgência foi restabelecido.

Para evitar uma saída massiva de depósitos em clima de plena incerteza política e económica, os controlos de capitais mantiveram-se e continuam em vigor até à data, mas com muito menos restrições.

Lusa

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54