sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE reduziu em 1.000 M€ provisão de liquidez de urgência a bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu, a pedido do Banco da Grécia, em 1.000 milhões de euros o 'plafond' do mecanismo de provisão de liquidez de urgência para os bancos gregos, porque as necessidades destes diminuíram.

© Christian Hartmann / Reuters

Segundo informou hoje o Banco da Grécia em comunicado, o 'plafond' máximo do mecanismo de provisão de liquidez de urgência (ELA, Emergency Liquidity Assistance) para os bancos gregos fica agora em 87.900 milhões de euros até 22 de outubro, data em que está prevista a próxima reunião do conselho de governadores do BCE.

Esta redução reflete a melhoria da liquidez dos bancos gregos, que decorreu em simultâneo com uma diminuição da incerteza e da estabilização do fluxo de depósitos no setor privado, adiantou o banco central grego no comunicado.

A última diminuição do 'plafond' ocorreu a 17 de setembro último, quando o BCE reduziu em 200 milhões de euros.

Em julho, depois da decisão do BCE de não oferecer mais liquidez, o Governo grego chefiado por Alexis Tsipras impôs um controlo de capitais que manteve os bancos gregos fechados durante três semanas.

Depois do acordo de resgate alcançado com os credores internacionais, o mecanismo de provisão de liquidez de urgência foi restabelecido.

Para evitar uma saída massiva de depósitos em clima de plena incerteza política e económica, os controlos de capitais mantiveram-se e continuam em vigor até à data, mas com muito menos restrições.

Lusa

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".