sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

BCE reduziu em 1.000 M€ provisão de liquidez de urgência a bancos gregos

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu, a pedido do Banco da Grécia, em 1.000 milhões de euros o 'plafond' do mecanismo de provisão de liquidez de urgência para os bancos gregos, porque as necessidades destes diminuíram.

© Christian Hartmann / Reuters

Segundo informou hoje o Banco da Grécia em comunicado, o 'plafond' máximo do mecanismo de provisão de liquidez de urgência (ELA, Emergency Liquidity Assistance) para os bancos gregos fica agora em 87.900 milhões de euros até 22 de outubro, data em que está prevista a próxima reunião do conselho de governadores do BCE.

Esta redução reflete a melhoria da liquidez dos bancos gregos, que decorreu em simultâneo com uma diminuição da incerteza e da estabilização do fluxo de depósitos no setor privado, adiantou o banco central grego no comunicado.

A última diminuição do 'plafond' ocorreu a 17 de setembro último, quando o BCE reduziu em 200 milhões de euros.

Em julho, depois da decisão do BCE de não oferecer mais liquidez, o Governo grego chefiado por Alexis Tsipras impôs um controlo de capitais que manteve os bancos gregos fechados durante três semanas.

Depois do acordo de resgate alcançado com os credores internacionais, o mecanismo de provisão de liquidez de urgência foi restabelecido.

Para evitar uma saída massiva de depósitos em clima de plena incerteza política e económica, os controlos de capitais mantiveram-se e continuam em vigor até à data, mas com muito menos restrições.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51