sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras passa moção de confiança que levou ao Parlamento

Alexis Tsipras acaba de passar uma moção de confiança no Parlamento grego. Mesmo com toda a oposição contra, os 155 deputados da coligação deram um voto de confiança ao programa do Governo. O primeiro-ministro tem agora legitimidade para avançar com o plano de medidas duras e um orçamento de austeridade para o próximo ano.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O voto de confiança estava à partida praticamente garantido pelos 155 lugares ocupados pelos partidos da coligação nos 300 que compõem o parlamento grego.

Nem foi tanto pela votação que ficou marcado o debate da moção de apoio ao programa de governo mas pela discussão entre o primeiro-ministro e o principal rosto do maior partido da oposição.

Evangelos Meimarakis recusa entrar no barco da austeridade a que Tsipras quer conduzir o país e terá que ser de navegação à vista este programa de reformas em que não acredita.

O líder da Nova democracia desvalorizou o voto, mesmo que vote contra, disse - o primeiro-ministro tem uma boa maioria, não precisará de mais consensos nem cedências, o plano de medidas duras está defenido.

O PaSok também criticou as medidas que vão avançar, com este voto de confiança que legitima o programa de Governo e antecipa a discussão do Orçamento para o próximo ano.

A coligação Syriza-Anel viu passar a moção com 155 votos a favor, 144 da oposição contra e uma abstenção.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22