sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras passa moção de confiança que levou ao Parlamento

Alexis Tsipras acaba de passar uma moção de confiança no Parlamento grego. Mesmo com toda a oposição contra, os 155 deputados da coligação deram um voto de confiança ao programa do Governo. O primeiro-ministro tem agora legitimidade para avançar com o plano de medidas duras e um orçamento de austeridade para o próximo ano.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O voto de confiança estava à partida praticamente garantido pelos 155 lugares ocupados pelos partidos da coligação nos 300 que compõem o parlamento grego.

Nem foi tanto pela votação que ficou marcado o debate da moção de apoio ao programa de governo mas pela discussão entre o primeiro-ministro e o principal rosto do maior partido da oposição.

Evangelos Meimarakis recusa entrar no barco da austeridade a que Tsipras quer conduzir o país e terá que ser de navegação à vista este programa de reformas em que não acredita.

O líder da Nova democracia desvalorizou o voto, mesmo que vote contra, disse - o primeiro-ministro tem uma boa maioria, não precisará de mais consensos nem cedências, o plano de medidas duras está defenido.

O PaSok também criticou as medidas que vão avançar, com este voto de confiança que legitima o programa de Governo e antecipa a discussão do Orçamento para o próximo ano.

A coligação Syriza-Anel viu passar a moção com 155 votos a favor, 144 da oposição contra e uma abstenção.

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.