sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras passa moção de confiança que levou ao Parlamento

Alexis Tsipras acaba de passar uma moção de confiança no Parlamento grego. Mesmo com toda a oposição contra, os 155 deputados da coligação deram um voto de confiança ao programa do Governo. O primeiro-ministro tem agora legitimidade para avançar com o plano de medidas duras e um orçamento de austeridade para o próximo ano.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O voto de confiança estava à partida praticamente garantido pelos 155 lugares ocupados pelos partidos da coligação nos 300 que compõem o parlamento grego.

Nem foi tanto pela votação que ficou marcado o debate da moção de apoio ao programa de governo mas pela discussão entre o primeiro-ministro e o principal rosto do maior partido da oposição.

Evangelos Meimarakis recusa entrar no barco da austeridade a que Tsipras quer conduzir o país e terá que ser de navegação à vista este programa de reformas em que não acredita.

O líder da Nova democracia desvalorizou o voto, mesmo que vote contra, disse - o primeiro-ministro tem uma boa maioria, não precisará de mais consensos nem cedências, o plano de medidas duras está defenido.

O PaSok também criticou as medidas que vão avançar, com este voto de confiança que legitima o programa de Governo e antecipa a discussão do Orçamento para o próximo ano.

A coligação Syriza-Anel viu passar a moção com 155 votos a favor, 144 da oposição contra e uma abstenção.

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06