sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras passa moção de confiança que levou ao Parlamento

Alexis Tsipras acaba de passar uma moção de confiança no Parlamento grego. Mesmo com toda a oposição contra, os 155 deputados da coligação deram um voto de confiança ao programa do Governo. O primeiro-ministro tem agora legitimidade para avançar com o plano de medidas duras e um orçamento de austeridade para o próximo ano.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O voto de confiança estava à partida praticamente garantido pelos 155 lugares ocupados pelos partidos da coligação nos 300 que compõem o parlamento grego.

Nem foi tanto pela votação que ficou marcado o debate da moção de apoio ao programa de governo mas pela discussão entre o primeiro-ministro e o principal rosto do maior partido da oposição.

Evangelos Meimarakis recusa entrar no barco da austeridade a que Tsipras quer conduzir o país e terá que ser de navegação à vista este programa de reformas em que não acredita.

O líder da Nova democracia desvalorizou o voto, mesmo que vote contra, disse - o primeiro-ministro tem uma boa maioria, não precisará de mais consensos nem cedências, o plano de medidas duras está defenido.

O PaSok também criticou as medidas que vão avançar, com este voto de confiança que legitima o programa de Governo e antecipa a discussão do Orçamento para o próximo ano.

A coligação Syriza-Anel viu passar a moção com 155 votos a favor, 144 da oposição contra e uma abstenção.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • Governo formaliza pedido para pagamento antecipado ao FMI
    0:34

    Economia

    Mário Centeno formalizou esta terça-feira o pedido aos ministros europeus das Finanças para que autorizem o pagamento antecipado de dez mil milhões de euros ao FMI. Em entrevista à Bloomberg, o ministro descartou ainda qualquer renegociação da dívida portuguesa após a saída do Procedimento por Défice Excessivo (PDE). No final da reunião do ECOFIN, foi o Secretário de Estado Mourinho Félix quem falou aos jornalistas portugueses.

  • Governo garante que não autoriza despedimentos na PT
    2:27

    Economia

    O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira no debate quinzenal, que não dará luz verde a eventuais despedimentos na PT. António Costa disse ainda que o país tem pouca margem orçamental, apesar da saída do Procedimento por Défice Excessivo.

  • Donald Trump já está no Vaticano 
    1:32