sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Parlamento grego dá luz verde ao pacote de reformas

O parlamento grego aprovou esta noite o primeiro pacote de reformas da primeira legislatura, um documento necessário para o país receber dois mil milhões de euros oriundos do terceiro resgate.

Yorgos Karahalis

O pacote de medidas -- incluídas no memorando de entendimento negociado com as instituições europeias para a Grécia receber o empréstimo de 86 mil milhões de euros -- obteve os votos favoráveis da coligação no Governo (o Syriza e os nacionalistas Gregos Independentes) e os votos contra de toda a oposição, com a exceção de alguns artigos do diploma.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro Alexis Tsipras afirmou que o pacote não inclui nenhuma medida que não fosse já conhecida desde agosto, quando se assinou o acordo de resgate que, na altura, obteve os votos favoráveis da oposição.

A oposição votou contra o diploma, sublinha a agência de notícias espanhola EFE.

O projeto de lei aprovado inclui as principais reformas a implementar pelo Governo de Alexis Tsipras como contrapartida à entrega de uma nova tranche do empréstimo externo, de dois mil milhões de euros.

Entre as medidas estão a criação de desincentivos às reformas antecipadas e um agravamento das penalizações tributárias, para combater a fraude e a evasão fiscais.

Até dezembro, deverá ainda ser desenhado um plano de reforma das pensões e o Governo vai aumentar a tributação sobre os rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis.

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.