sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Parlamento grego dá luz verde ao pacote de reformas

O parlamento grego aprovou esta noite o primeiro pacote de reformas da primeira legislatura, um documento necessário para o país receber dois mil milhões de euros oriundos do terceiro resgate.

Yorgos Karahalis

O pacote de medidas -- incluídas no memorando de entendimento negociado com as instituições europeias para a Grécia receber o empréstimo de 86 mil milhões de euros -- obteve os votos favoráveis da coligação no Governo (o Syriza e os nacionalistas Gregos Independentes) e os votos contra de toda a oposição, com a exceção de alguns artigos do diploma.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro Alexis Tsipras afirmou que o pacote não inclui nenhuma medida que não fosse já conhecida desde agosto, quando se assinou o acordo de resgate que, na altura, obteve os votos favoráveis da oposição.

A oposição votou contra o diploma, sublinha a agência de notícias espanhola EFE.

O projeto de lei aprovado inclui as principais reformas a implementar pelo Governo de Alexis Tsipras como contrapartida à entrega de uma nova tranche do empréstimo externo, de dois mil milhões de euros.

Entre as medidas estão a criação de desincentivos às reformas antecipadas e um agravamento das penalizações tributárias, para combater a fraude e a evasão fiscais.

Até dezembro, deverá ainda ser desenhado um plano de reforma das pensões e o Governo vai aumentar a tributação sobre os rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.