sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Parlamento grego dá luz verde ao pacote de reformas

O parlamento grego aprovou esta noite o primeiro pacote de reformas da primeira legislatura, um documento necessário para o país receber dois mil milhões de euros oriundos do terceiro resgate.

Yorgos Karahalis

O pacote de medidas -- incluídas no memorando de entendimento negociado com as instituições europeias para a Grécia receber o empréstimo de 86 mil milhões de euros -- obteve os votos favoráveis da coligação no Governo (o Syriza e os nacionalistas Gregos Independentes) e os votos contra de toda a oposição, com a exceção de alguns artigos do diploma.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro Alexis Tsipras afirmou que o pacote não inclui nenhuma medida que não fosse já conhecida desde agosto, quando se assinou o acordo de resgate que, na altura, obteve os votos favoráveis da oposição.

A oposição votou contra o diploma, sublinha a agência de notícias espanhola EFE.

O projeto de lei aprovado inclui as principais reformas a implementar pelo Governo de Alexis Tsipras como contrapartida à entrega de uma nova tranche do empréstimo externo, de dois mil milhões de euros.

Entre as medidas estão a criação de desincentivos às reformas antecipadas e um agravamento das penalizações tributárias, para combater a fraude e a evasão fiscais.

Até dezembro, deverá ainda ser desenhado um plano de reforma das pensões e o Governo vai aumentar a tributação sobre os rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis.

Lusa

  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.