sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Sindicatos do setor privado da Grécia convocam greve geral de 24 horas

A confederação dos sindicatos do setor privado da Grécia (GSEE) convocou uma greve geral de 24 horas para 12 de novembro em protesto contra as medidas negociadas com os credores e que preveem a liberalização do mercado laboral.

© Ronen Zvulun / Reuters

A GSEE criticou as reformas que integram o primeiro pacote aceite pelo Governo de Alexis Tsipras com o designado quarteto de credores -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional --, em troca da concessão de um novo resgate que ascende aos 86 mil milhões de euros.

Na sexta-feira o parlamento grego aprovou as primeiras medidas destinadas a melhorar os rendimentos do Estado, aumentar a idade de reforma e combater a evasão fiscal, em troca de uma parcela do empréstimo de dois mil milhões de euros.

Para as próximas semanas está prevista a aprovação de um novo pacote de reformas destinadas a alterar o sistema de impostos e as pensões, que implicam uma maior liberalização do mercado laboral, e de que dependem outros mil milhões de euros do empréstimo.

"A Segurança social deixa de ser geral e redistributiva e passa a ser um simples programa de seguro que oferece ajudas sociais para a pobreza", considerou o presidente do GSEE, Yanis Panagopoulos, ao pronunciar-se sobre a aplicação destas medidas.

A organização insistiu que os trabalhadores e sindicatos "não podem permanecer passivos face às medidas que se aplicarão no futuro".

A GSEE assegurou que estas reformas "incrementam os impostos e eliminam todos os direitos laborais", e implicarão "o aumento dramático do desemprego".

A confederação sindical dos funcionários públicos ADEDY não confirmou se vai aderir à greve geral, mas já convocou para quarta-feira, a partir do meio-dia, uma paralisação parcial.

Com esta ação, a ADEDY pretende protestar contra a redução em 50% de um fundo de investimento que os trabalhadores públicos mantêm e que anualmente lhes retribui uma soma em dinheiro consoante o respetivo rendimento.

A ação é apoiada pela Associação Helénica dos Professores Reformados, um conjunto de sindicatos que representam os pensionistas e a organização de funcionários do ministério do Trabalho.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.