sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

François Hollande defende renegociação da dívida grega

O Presidente francês, François Hollande, defendeu hoje em Atenas a renegociação da dívida grega, no início de uma visita oficial de dois dias à Grécia.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"Atravessámos uma etapa essencial em 13 de julho [data do acordo sobre o novo resgate internacional à Grécia] e agora existem outras etapas, nomeadamente a renegociação da dívida", indicou Hollande após uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo do soldado desconhecido no centro de Atenas, frente ao parlamento.

Hollande precisou que a renegociação da dívida não se relaciona "com o peso da dívida enquanto tal, mas com as taxas de juros que devem ser alargadas no tempo e sem qualquer custo para os contribuintes europeus".

O Presidente francês sublinhou ainda que a Grécia deve continuar a promover "reformas" para sair da crise.

"Ainda existem algumas outras [reformas] a concretizar, e é nesse âmbito que decorrerá uma atenuação da dívida, porque caso não exista uma negociação sobre este assunto tão importante, a Grécia nunca poderá reencontrar o caminho do crescimento", considerou Hollande.

Lusa

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39