sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

François Hollande defende renegociação da dívida grega

O Presidente francês, François Hollande, defendeu hoje em Atenas a renegociação da dívida grega, no início de uma visita oficial de dois dias à Grécia.

Reuters

Reuters

© POOL New / Reuters

"Atravessámos uma etapa essencial em 13 de julho [data do acordo sobre o novo resgate internacional à Grécia] e agora existem outras etapas, nomeadamente a renegociação da dívida", indicou Hollande após uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo do soldado desconhecido no centro de Atenas, frente ao parlamento.

Hollande precisou que a renegociação da dívida não se relaciona "com o peso da dívida enquanto tal, mas com as taxas de juros que devem ser alargadas no tempo e sem qualquer custo para os contribuintes europeus".

O Presidente francês sublinhou ainda que a Grécia deve continuar a promover "reformas" para sair da crise.

"Ainda existem algumas outras [reformas] a concretizar, e é nesse âmbito que decorrerá uma atenuação da dívida, porque caso não exista uma negociação sobre este assunto tão importante, a Grécia nunca poderá reencontrar o caminho do crescimento", considerou Hollande.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..