sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Dijsselbloem diz que reestruturação da dívida grega está na agenda do Eurogrupo

O debate sobre a reestruturação da dívida grega esteve hoje "explicitamente" na agenda da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.

© Eric Vidal / Reuters

"Se o Governo grego cumprir com os seus compromissos, faremos o que for preciso para que o serviço da dívida seja gerível. Hoje ficou explicito que a discussão está em cima da mesa", salientou Dijsselbloem, na conferência de imprensa no final dos trabalhos do Eurogrupo, em Bruxelas.

Por seu lado, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, anunciou que os representantes dos credores da 'troika' - Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu - aterram esta terça-feira em Atenas para avaliar as reformas levadas a cabo pelo Governo de Alexis Tsipras.

Já a 24 de fevereiro, o comissário europeu responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, disse que uma eventual reestruturação da dívida só estava a ser discutida no caso da Grécia e não para Portugal.

Durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, Dombrovskis, questionado sobre se há algum espaço ao nível europeu para uma discussão sobre a reestruturação da dívida para Portugal - assunto que esteve em destaque no recente debate na Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado para 2016 -, afirmou que, "atualmente", a única discussão em curso se refere à Grécia.

"Como sabem, atualmente há algumas discussões relativamente à possibilidade de tomar algumas medidas sobre a dívida no caso da Grécia, uma vez completada com sucesso a primeira revisão do programa (de ajustamento em curso), tal como sublinhado nas conclusões do Eurogrupo. Não estamos atualmente a discutir isto no caso de qualquer outro país", limitou-se a responder.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.