sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Credores voltam a Atenas para resolver questões pendentes

Os representantes dos credores da Grécia regressam hoje e terça-feira a Atenas para tentar alcançar um acordo com as autoridades locais sobre as reformas que têm de adotar, no âmbito do terceiro resgate, incluindo a reforma das pensões.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Depois de conversações construtivas em Washington, os chefes de missão voltam a Atenas hoje e amanhã [terça-feira]", anunciou hoje Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia, órgão que faz parte da delegação, juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Mecanismo Europeu de Estabilidade.

As negociações para a primeira avaliação das reformas associadas ao resgate no valor de 86 mil milhões de euros foram interrompidas na passada terça-feira devido à reunião de primavera do FMI em Washington, onde os contactos prosseguiram de forma informal.

Schinas afirmou que "o objetivo da missão continua a ser concluir a primeira revisão do programa o mais cedo possível", sendo necessário chegar a consenso sobre os temas pendentes.

O porta-voz indicou que o encontro informal de ministros das Finanças da zona euro na sexta-feira em Amesterdão "será um momento importante para avaliar os progressos alcançados".

Questionado sobre se a Comissão exclui que seja alcançado um acordo antes de sexta-feira, o porta-voz recusou "especular sobre datas".

"Estamos a trabalhar com as autoridades gregas e com as outras instituições para concluir a avaliação o mais rápido possível", afirmou.

Schinas disse que as conversações sobre as reformas "avançam a bom ritmo", que há "progressos" e instou todas as partes "a manter este impulso".

"Necessitamos de um pacote de reformas que seja coerente, eficaz do ponto de vista económico, justo a nível social e equilibrado do ponto de vista orçamental".

O Governo grego considera que ainda não se conseguiu chegar a acordo nas negociações devido à posição do FMI.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.