sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas afasta repetição do "drama grego" na reunião do Eurogrupo

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou hoje que, na reunião do Eurogrupo, a decorrer na segunda-feira, não se vai repetir o "drama grego", já que o país avançou com as reformas exigidas pela Comissão Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yves Herman / Reuters

"Não haverá a repetição do drama grego, porque já foi feito muito trabalho", realçou Moscovici, numa entrevista ao canal de televisão francês BFM TV.

O Eurogrupo, composto por 19 ministros das Finanças dos países da zona euro, vai reunir-se na segunda-feira, em Bruxelas, com o objetivo de analisar os desenvolvimentos das reformas gregas.

O comissário europeu está convicto de que, no encontro, se vai verificar que o governo grego "já percorreu praticamente todo o caminho para as reformas", pelo que espera uma "boa reunião", insistindo que as reformas exigidas a Atenas são necessárias para que a Grécia volte a crescer, em termos económicos.

Quanto à polémica questão da dívida, em que existem divergências entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) - que pede uma redução, acompanhando a reivindicação das autoridades helénicas - e os parceiros europeus, Moscovici foi menos contundente.

"Amanhã não vamos falar essencialmente da dívida", lançou, admitindo que é um tema incontornável e que deve fazer parte das conversações entre os governantes, mas que não vai "ficar fechado" na reunião de segunda-feira.

O comissário europeu vincou que Bruxelas considera "necessário" um reajuste do perfil da dívida grega, e que a posição "unânime" dos países europeus é que isso não pode significar um simples perdão de uma parte dessa dívida.

De resto, também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordou as temáticas relacionadas com a Grécia numa entrevista que foi hoje publicada nos jornais do Funke Mediengruppe, na Alemanha, e que já teve excertos libertados na madrugada de sábado.

Segundo o responsável, a Grécia "basicamente cumpriu" todos os objetivos de reforma exigidos pelos credores e, assim sendo, os parceiros da zona euro vão começar a discutir uma possível reestruturação da dívida.

"Estamos no momento da primeira revisão do plano [de resgate à Grécia] e os objetivos foram basicamente cumpridos", disse Juncker.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01