sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas afasta repetição do "drama grego" na reunião do Eurogrupo

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou hoje que, na reunião do Eurogrupo, a decorrer na segunda-feira, não se vai repetir o "drama grego", já que o país avançou com as reformas exigidas pela Comissão Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yves Herman / Reuters

"Não haverá a repetição do drama grego, porque já foi feito muito trabalho", realçou Moscovici, numa entrevista ao canal de televisão francês BFM TV.

O Eurogrupo, composto por 19 ministros das Finanças dos países da zona euro, vai reunir-se na segunda-feira, em Bruxelas, com o objetivo de analisar os desenvolvimentos das reformas gregas.

O comissário europeu está convicto de que, no encontro, se vai verificar que o governo grego "já percorreu praticamente todo o caminho para as reformas", pelo que espera uma "boa reunião", insistindo que as reformas exigidas a Atenas são necessárias para que a Grécia volte a crescer, em termos económicos.

Quanto à polémica questão da dívida, em que existem divergências entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) - que pede uma redução, acompanhando a reivindicação das autoridades helénicas - e os parceiros europeus, Moscovici foi menos contundente.

"Amanhã não vamos falar essencialmente da dívida", lançou, admitindo que é um tema incontornável e que deve fazer parte das conversações entre os governantes, mas que não vai "ficar fechado" na reunião de segunda-feira.

O comissário europeu vincou que Bruxelas considera "necessário" um reajuste do perfil da dívida grega, e que a posição "unânime" dos países europeus é que isso não pode significar um simples perdão de uma parte dessa dívida.

De resto, também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordou as temáticas relacionadas com a Grécia numa entrevista que foi hoje publicada nos jornais do Funke Mediengruppe, na Alemanha, e que já teve excertos libertados na madrugada de sábado.

Segundo o responsável, a Grécia "basicamente cumpriu" todos os objetivos de reforma exigidos pelos credores e, assim sendo, os parceiros da zona euro vão começar a discutir uma possível reestruturação da dívida.

"Estamos no momento da primeira revisão do plano [de resgate à Grécia] e os objetivos foram basicamente cumpridos", disse Juncker.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..