sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas afasta repetição do "drama grego" na reunião do Eurogrupo

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, assegurou hoje que, na reunião do Eurogrupo, a decorrer na segunda-feira, não se vai repetir o "drama grego", já que o país avançou com as reformas exigidas pela Comissão Europeia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yves Herman / Reuters

"Não haverá a repetição do drama grego, porque já foi feito muito trabalho", realçou Moscovici, numa entrevista ao canal de televisão francês BFM TV.

O Eurogrupo, composto por 19 ministros das Finanças dos países da zona euro, vai reunir-se na segunda-feira, em Bruxelas, com o objetivo de analisar os desenvolvimentos das reformas gregas.

O comissário europeu está convicto de que, no encontro, se vai verificar que o governo grego "já percorreu praticamente todo o caminho para as reformas", pelo que espera uma "boa reunião", insistindo que as reformas exigidas a Atenas são necessárias para que a Grécia volte a crescer, em termos económicos.

Quanto à polémica questão da dívida, em que existem divergências entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) - que pede uma redução, acompanhando a reivindicação das autoridades helénicas - e os parceiros europeus, Moscovici foi menos contundente.

"Amanhã não vamos falar essencialmente da dívida", lançou, admitindo que é um tema incontornável e que deve fazer parte das conversações entre os governantes, mas que não vai "ficar fechado" na reunião de segunda-feira.

O comissário europeu vincou que Bruxelas considera "necessário" um reajuste do perfil da dívida grega, e que a posição "unânime" dos países europeus é que isso não pode significar um simples perdão de uma parte dessa dívida.

De resto, também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, abordou as temáticas relacionadas com a Grécia numa entrevista que foi hoje publicada nos jornais do Funke Mediengruppe, na Alemanha, e que já teve excertos libertados na madrugada de sábado.

Segundo o responsável, a Grécia "basicamente cumpriu" todos os objetivos de reforma exigidos pelos credores e, assim sendo, os parceiros da zona euro vão começar a discutir uma possível reestruturação da dívida.

"Estamos no momento da primeira revisão do plano [de resgate à Grécia] e os objetivos foram basicamente cumpridos", disse Juncker.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC