sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI pede um alívio adicional da dívida grega à UE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou esta sexta-feira a pressionar os parceiros europeus da Grécia para concederem "um alívio adicional da dívida" pública do país e reverem em baixa os objetivos de excedente orçamental, num relatório de avaliação anual.

"Mesmo no caso de aplicar integralmente" as medidas de austeridade e as reformas indicadas ao país, "a Grécia precisa de um alívio da sua dívida e de objetivos orçamentais e de crescimento credíveis", conclui o relatório, considerando "irrealista" o objetivo de excedente orçamental primário (sem os encargos com a dívida) de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) fixados pela zona euro a partir de 2018.

O alívio - quando a dívida pública grega atinge cerca de 180% do PIB apesar dos três programas sucessivos de assistência financeira ao país pela União Europeia e FMI desde 2010 - deve ser concedido pelos "parceiros europeus", insistiu a enviada à Grécia do FMI, Delia Velculescu, numa conferência de imprensa telefónica.

Velculescu congratulou-se por os parceiros europeus da Grécia terem concordado com esse princípio em maio, mas defendeu que as negociações devem continuar e que as medidas para um alívio devem ser especificadas.

Para que o FMI participe financeiramente no programa de assistência concedido ao país pela zona euro em julho de 2014, é preciso que as medidas impostas a Atenas sejam cumpridas e que haja "um alívio significativo da dívida", repetiu.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC