sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

FMI pede um alívio adicional da dívida grega à UE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou esta sexta-feira a pressionar os parceiros europeus da Grécia para concederem "um alívio adicional da dívida" pública do país e reverem em baixa os objetivos de excedente orçamental, num relatório de avaliação anual.

"Mesmo no caso de aplicar integralmente" as medidas de austeridade e as reformas indicadas ao país, "a Grécia precisa de um alívio da sua dívida e de objetivos orçamentais e de crescimento credíveis", conclui o relatório, considerando "irrealista" o objetivo de excedente orçamental primário (sem os encargos com a dívida) de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) fixados pela zona euro a partir de 2018.

O alívio - quando a dívida pública grega atinge cerca de 180% do PIB apesar dos três programas sucessivos de assistência financeira ao país pela União Europeia e FMI desde 2010 - deve ser concedido pelos "parceiros europeus", insistiu a enviada à Grécia do FMI, Delia Velculescu, numa conferência de imprensa telefónica.

Velculescu congratulou-se por os parceiros europeus da Grécia terem concordado com esse princípio em maio, mas defendeu que as negociações devem continuar e que as medidas para um alívio devem ser especificadas.

Para que o FMI participe financeiramente no programa de assistência concedido ao país pela zona euro em julho de 2014, é preciso que as medidas impostas a Atenas sejam cumpridas e que haja "um alívio significativo da dívida", repetiu.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.