sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

"Star Wars" ultrapassa 152.000 espectadores em Portugal no fim-de-semana de estreia

O filme "Star Wars: O despertar da força", de J.J. Abrams, somou mais de 152.000 espectadores no fim-de-semana de estreia em Portugal, de acordo com dados revelados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Os convidados e o bolo

Os convidados e o bolo

© Mario Anzuoni / Reuters

A longa-metragem estreou-se na quinta-feira em 161 salas de cinema - a exibidora reforçou o número inicial de 150 salas -, tendo registado até domingo 152.526 espectadores e 936.000 euros de receita bruta de bilheteira.

Apesar destes valores, e da venda antecipada de 40.000 bilhetes, "Star Wars: O despertar da força" fica atrás de outros filmes, em termos de fim-de-semana de estreia em Portugal: Em abril "Velocidade furiosa 7" registou 238.000 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição em 116 salas, e em julho a animação "Mínimos" somou 200.000 espectadores nesse mesmo período em 98 salas.

No fim-de-semana de estreia, em fevereiro, o filme "As 50 sombras de Grey" foi visto por cerca de 160.000 espectadores em 109 salas.

A nível global, "Star Wars: O despertar da força" conquistou 475 milhões de euros, dos quais 219 milhões de euros foram de venda de bilhetes nos Estados Unidos e Canadá.

Este é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espetadores ao longo dos últimos 40 anos.

A rodagem foi entregue a J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".

O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.

De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.