sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

"Star Wars" ultrapassa 152.000 espectadores em Portugal no fim-de-semana de estreia

O filme "Star Wars: O despertar da força", de J.J. Abrams, somou mais de 152.000 espectadores no fim-de-semana de estreia em Portugal, de acordo com dados revelados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Os convidados e o bolo

Os convidados e o bolo

© Mario Anzuoni / Reuters

A longa-metragem estreou-se na quinta-feira em 161 salas de cinema - a exibidora reforçou o número inicial de 150 salas -, tendo registado até domingo 152.526 espectadores e 936.000 euros de receita bruta de bilheteira.

Apesar destes valores, e da venda antecipada de 40.000 bilhetes, "Star Wars: O despertar da força" fica atrás de outros filmes, em termos de fim-de-semana de estreia em Portugal: Em abril "Velocidade furiosa 7" registou 238.000 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição em 116 salas, e em julho a animação "Mínimos" somou 200.000 espectadores nesse mesmo período em 98 salas.

No fim-de-semana de estreia, em fevereiro, o filme "As 50 sombras de Grey" foi visto por cerca de 160.000 espectadores em 109 salas.

A nível global, "Star Wars: O despertar da força" conquistou 475 milhões de euros, dos quais 219 milhões de euros foram de venda de bilhetes nos Estados Unidos e Canadá.

Este é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espetadores ao longo dos últimos 40 anos.

A rodagem foi entregue a J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".

O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.

De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42