sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

"Star Wars" ultrapassa 152.000 espectadores em Portugal no fim-de-semana de estreia

O filme "Star Wars: O despertar da força", de J.J. Abrams, somou mais de 152.000 espectadores no fim-de-semana de estreia em Portugal, de acordo com dados revelados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Os convidados e o bolo

Os convidados e o bolo

© Mario Anzuoni / Reuters

A longa-metragem estreou-se na quinta-feira em 161 salas de cinema - a exibidora reforçou o número inicial de 150 salas -, tendo registado até domingo 152.526 espectadores e 936.000 euros de receita bruta de bilheteira.

Apesar destes valores, e da venda antecipada de 40.000 bilhetes, "Star Wars: O despertar da força" fica atrás de outros filmes, em termos de fim-de-semana de estreia em Portugal: Em abril "Velocidade furiosa 7" registou 238.000 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição em 116 salas, e em julho a animação "Mínimos" somou 200.000 espectadores nesse mesmo período em 98 salas.

No fim-de-semana de estreia, em fevereiro, o filme "As 50 sombras de Grey" foi visto por cerca de 160.000 espectadores em 109 salas.

A nível global, "Star Wars: O despertar da força" conquistou 475 milhões de euros, dos quais 219 milhões de euros foram de venda de bilhetes nos Estados Unidos e Canadá.

Este é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espetadores ao longo dos últimos 40 anos.

A rodagem foi entregue a J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".

O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.

De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.

Lusa

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.