sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

"Star Wars" ultrapassa 152.000 espectadores em Portugal no fim-de-semana de estreia

O filme "Star Wars: O despertar da força", de J.J. Abrams, somou mais de 152.000 espectadores no fim-de-semana de estreia em Portugal, de acordo com dados revelados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Os convidados e o bolo

Os convidados e o bolo

© Mario Anzuoni / Reuters

A longa-metragem estreou-se na quinta-feira em 161 salas de cinema - a exibidora reforçou o número inicial de 150 salas -, tendo registado até domingo 152.526 espectadores e 936.000 euros de receita bruta de bilheteira.

Apesar destes valores, e da venda antecipada de 40.000 bilhetes, "Star Wars: O despertar da força" fica atrás de outros filmes, em termos de fim-de-semana de estreia em Portugal: Em abril "Velocidade furiosa 7" registou 238.000 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição em 116 salas, e em julho a animação "Mínimos" somou 200.000 espectadores nesse mesmo período em 98 salas.

No fim-de-semana de estreia, em fevereiro, o filme "As 50 sombras de Grey" foi visto por cerca de 160.000 espectadores em 109 salas.

A nível global, "Star Wars: O despertar da força" conquistou 475 milhões de euros, dos quais 219 milhões de euros foram de venda de bilhetes nos Estados Unidos e Canadá.

Este é o sétimo filme de uma série idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espetadores ao longo dos últimos 40 anos.

A rodagem foi entregue a J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".

O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2013 por quatro mil milhões de dólares.

De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.