sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

Morreu criador do robot R2-D2 da saga "Star Wars"

O professor especializado em robótica Tony Dyson, criador do R2-D2, o célebre robot da saga "Star Wars", em 1977, morreu hoje em sua casa, na ilha maltesa Gozo, com 68 anos, informaram os media locais.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

© Mario Anzuoni / Reuters

O corpo foi encontrado pela polícia maltesa, que se dirigiu ao local depois de receber várias ligações dos vizinhos e amigos do professor, que estavam preocupados com o seu desaparecimento nos últimos dias, segundo adiantou o "Times of Malta".

No dia de hoje foi iniciada uma investigação para determinar a causa de morte de Dyson, de nacionalidade britânica, disse à AFP um porta-voz da polícia de Malta, Kurt Bugeja Coster.

O britânico foi supervisor de efeitos especiais e trabalhou em vários filmes como "Superman 2" e " Moonraker" (um dos filmes da saga James Bond), tendo também participado, na conceção e construção de robôs para a Sony, a Toshiba e a Philips.

O R2-D2 tornou-se um dos mais icónicos robots do cinema, aparecendo em todos os filmes da saga "Star Wars", o primeiro de 1977, como o companheiro inseparável do robot C -3PO, e o mecânico da família Skywalker (os tios de Luke).

Nomeado para o Emmy Award de melhores efeitos especiais, Dyson é considerado um génio no campo da ficção científica pela indústria cinematográfica.

Nas redes sociais, os fãs não se mostraram indiferentes, prestando condolências e elogiando as suas criações.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.