sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

Morreu criador do robot R2-D2 da saga "Star Wars"

O professor especializado em robótica Tony Dyson, criador do R2-D2, o célebre robot da saga "Star Wars", em 1977, morreu hoje em sua casa, na ilha maltesa Gozo, com 68 anos, informaram os media locais.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

© Mario Anzuoni / Reuters

O corpo foi encontrado pela polícia maltesa, que se dirigiu ao local depois de receber várias ligações dos vizinhos e amigos do professor, que estavam preocupados com o seu desaparecimento nos últimos dias, segundo adiantou o "Times of Malta".

No dia de hoje foi iniciada uma investigação para determinar a causa de morte de Dyson, de nacionalidade britânica, disse à AFP um porta-voz da polícia de Malta, Kurt Bugeja Coster.

O britânico foi supervisor de efeitos especiais e trabalhou em vários filmes como "Superman 2" e " Moonraker" (um dos filmes da saga James Bond), tendo também participado, na conceção e construção de robôs para a Sony, a Toshiba e a Philips.

O R2-D2 tornou-se um dos mais icónicos robots do cinema, aparecendo em todos os filmes da saga "Star Wars", o primeiro de 1977, como o companheiro inseparável do robot C -3PO, e o mecânico da família Skywalker (os tios de Luke).

Nomeado para o Emmy Award de melhores efeitos especiais, Dyson é considerado um génio no campo da ficção científica pela indústria cinematográfica.

Nas redes sociais, os fãs não se mostraram indiferentes, prestando condolências e elogiando as suas criações.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.