sicnot

Perfil

Star Wars

Star Wars

Guerra das Estrelas

Morreu criador do robot R2-D2 da saga "Star Wars"

O professor especializado em robótica Tony Dyson, criador do R2-D2, o célebre robot da saga "Star Wars", em 1977, morreu hoje em sua casa, na ilha maltesa Gozo, com 68 anos, informaram os media locais.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

BB-8, R2-D2 e C-3PO marcaram presença na 88ª edição da cerimónia dos Óscares, apesar de "Star Wars" não ter ganho em nenhuma das categorias.

© Mario Anzuoni / Reuters

O corpo foi encontrado pela polícia maltesa, que se dirigiu ao local depois de receber várias ligações dos vizinhos e amigos do professor, que estavam preocupados com o seu desaparecimento nos últimos dias, segundo adiantou o "Times of Malta".

No dia de hoje foi iniciada uma investigação para determinar a causa de morte de Dyson, de nacionalidade britânica, disse à AFP um porta-voz da polícia de Malta, Kurt Bugeja Coster.

O britânico foi supervisor de efeitos especiais e trabalhou em vários filmes como "Superman 2" e " Moonraker" (um dos filmes da saga James Bond), tendo também participado, na conceção e construção de robôs para a Sony, a Toshiba e a Philips.

O R2-D2 tornou-se um dos mais icónicos robots do cinema, aparecendo em todos os filmes da saga "Star Wars", o primeiro de 1977, como o companheiro inseparável do robot C -3PO, e o mecânico da família Skywalker (os tios de Luke).

Nomeado para o Emmy Award de melhores efeitos especiais, Dyson é considerado um génio no campo da ficção científica pela indústria cinematográfica.

Nas redes sociais, os fãs não se mostraram indiferentes, prestando condolências e elogiando as suas criações.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.