sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guiné-Bissau vê com "grande júbilo" vitória de Guterres

A Guiné-Bissau encara com "grande júbilo" a vitória de António Guterres no Conselho de Segurança das Nações Unidas na votação para secretário-geral da organização, disse esta quarta-feira à agência Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú.

"Nós reagimos com grande júbilo e congratulação, mas não constitui uma surpresa, porque ele era o melhor candidato", referiu o líder da diplomacia guineense.

O governante entende que é também um dia de celebração para a lusofonia.

"Estamos todos de parabéns no mundo lusófono", pelo apoio em torno de António Guterres, realçou.

Soares Sambú e o Presidente guineense, José Mário Vaz, encontraram-se com o candidato português em setembro, à margem da Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, e na altura expressaram-lhe pessoalmente "o apoio da Guiné-Bissau", recordou.

A reforma das Nações Unidas é um dos "muitos desafios" que Guterres tem pela frente, começando desde logo pelo Conselho de Segurança, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau espera que o novo secretário-geral possa amparar a ambição de África em ter maior representatividade no órgão, nomeadamente com um lugar entre os membros permanentes - com poder de veto.

Lusa

  • Taxa de desemprego abaixo dos 10%

    Economia

    A taxa de desemprego em fevereiro ficou afinal nos 9,9%. O Instituto Nacional de Estatística reviu o indicador em baixa de 0,1 pontos percentuais, esta sexta-feira. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

  • Incêndio dominado em Gondomar
    4:25

    País

    Está dominado o incêndio que esta manhã obrigou à evacuação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. A repórter Susana Bastos esteve no local.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55