sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Direto

Por unanimidade e aclamação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu hoje António Guterres como secretário-geral. O antigo primeiro-ministro português reage com "humildade e gratidão". Acompanhe aqui em direto a emissão especial da SIC Notícias.

Direto

Numa declaração feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, António Guterres mostrou "humildade e gratidão" pela nomeação e "profundo reconhecimento ao Presidente da República, Governo e Assembleia da República".

A resolução hoje aprovada propõe o nome de Guterres para um mandato de cinco anos, com possibilidade de ser renovado, confirmou o presidente do Conselho de Segurança.

"Diria que tivemos um processo muito justo, encorajamos a candidatura de mulheres, 50% dos candidatos eram mulheres. Mas houve um sentimento generalizado de que o mais importante era ter o melhor candidato e acontece que o melhor candidato era António Guterres", disse o embaixador russo, Vitaly Churkin.

O documento segue agora para aprovação na Assembleia Geral da ONU, onde deverá ser votado já na próxima semana.

O regulamento da ONU sugere uma votação à porta-fechada, mas isso não acontece desde 1971. O organismo tem optado por aprovar o nome do novo secretário-geral por aclamação.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 1 de janeiro de 2017.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.