sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Direto

Por unanimidade e aclamação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu hoje António Guterres como secretário-geral. O antigo primeiro-ministro português reage com "humildade e gratidão". Acompanhe aqui em direto a emissão especial da SIC Notícias.

Direto

Numa declaração feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, António Guterres mostrou "humildade e gratidão" pela nomeação e "profundo reconhecimento ao Presidente da República, Governo e Assembleia da República".

A resolução hoje aprovada propõe o nome de Guterres para um mandato de cinco anos, com possibilidade de ser renovado, confirmou o presidente do Conselho de Segurança.

"Diria que tivemos um processo muito justo, encorajamos a candidatura de mulheres, 50% dos candidatos eram mulheres. Mas houve um sentimento generalizado de que o mais importante era ter o melhor candidato e acontece que o melhor candidato era António Guterres", disse o embaixador russo, Vitaly Churkin.

O documento segue agora para aprovação na Assembleia Geral da ONU, onde deverá ser votado já na próxima semana.

O regulamento da ONU sugere uma votação à porta-fechada, mas isso não acontece desde 1971. O organismo tem optado por aprovar o nome do novo secretário-geral por aclamação.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-moon e entra em funções a 1 de janeiro de 2017.

Com Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.