sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres "pode contar plenamente" com apoio da Alemanha

O governo da Alemanha afirmou esta quinta-feira que a escolha do antigo primeiro-ministro português António Guterres para secretário-geral da ONU é "uma excelente escolha", sublinhando que "pode contar plenamente com o apoio alemão".

"Regozijo-me com a decisão do Conselho de Segurança de indicar António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas e gostaria de o felicitar calorosamente - esta é uma excelente escolha!", afirmou em comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier.

O responsável alemão acrescentou esperar que Guterres tenha o "amplo apoio da Assembleia-geral e um mandato reforçado" para liderar a ONU, destacando "a experiência e personalidade" do ex-chefe do governo português para "conferir uma voz" à ONU.

"Num mundo que está fora dos eixos, o papel das Nações Unidas é mais importante do que nunca. António Guterres pode contar plenamente com o apoio alemão", garantiu.

O ministro alemão lembrou que "conhece e aprecia António Guterres e o seu trabalho extraordinário e muito empenhado como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados".

"Nos últimos anos trabalhámos em conjunto de forma estreita e sempre num espírito de confiança", indicou.

O Conselho de Segurança da ONU escolheu hoje por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral da organização.

A escolha do Conselho de Segurança, o principal órgão decisório das Nações Unidas, deverá agora ser ratificada pela assembleia-geral da organização.

Lusa

  • Alunos trocam aulas pelas ruas contra armas nos EUA
    2:43

    Mundo

    Milhares de estudantes norte-americanos abandonaram as salas de aula para protestar nas ruas contra a lei sobre porte de arma. Em Nova Iorque, em Washington e em muitas outras cidades, os estudantes mobilizaram-se por uma mudança na legislação.

  • Rainha Isabel II faz hoje 92 anos
    2:36

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra assinala hoje o seu 92º aniversário com um concerto em Londres que terá a presença de várias estrelas da música como Sting, Tom Jones, Craig Davis e Kylie Minogue que vão atuar no Royal Albert Hall.