sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres "pode contar plenamente" com apoio da Alemanha

O governo da Alemanha afirmou esta quinta-feira que a escolha do antigo primeiro-ministro português António Guterres para secretário-geral da ONU é "uma excelente escolha", sublinhando que "pode contar plenamente com o apoio alemão".

"Regozijo-me com a decisão do Conselho de Segurança de indicar António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas e gostaria de o felicitar calorosamente - esta é uma excelente escolha!", afirmou em comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier.

O responsável alemão acrescentou esperar que Guterres tenha o "amplo apoio da Assembleia-geral e um mandato reforçado" para liderar a ONU, destacando "a experiência e personalidade" do ex-chefe do governo português para "conferir uma voz" à ONU.

"Num mundo que está fora dos eixos, o papel das Nações Unidas é mais importante do que nunca. António Guterres pode contar plenamente com o apoio alemão", garantiu.

O ministro alemão lembrou que "conhece e aprecia António Guterres e o seu trabalho extraordinário e muito empenhado como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados".

"Nos últimos anos trabalhámos em conjunto de forma estreita e sempre num espírito de confiança", indicou.

O Conselho de Segurança da ONU escolheu hoje por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como secretário-geral da organização.

A escolha do Conselho de Segurança, o principal órgão decisório das Nações Unidas, deverá agora ser ratificada pela assembleia-geral da organização.

Lusa

  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12